+55 (11) 5067-3080 | comercial@wamclog.com.br

4 tendências do mercado exterior para 2020

mercado exterior está em constante transformação e, a cada ano, os processos de importação e exportação se tornam diferentes. Ficar por dentro das novidades permite se antecipar e, principalmente, aproveitar as oportunidades disponíveis.

Para 2020, algumas perspectivas se destacam e prometem causar grandes impactos na maneira de trabalhar com o comércio internacional. Como é muito provável que se concretizem, devem já fazer parte do seu planejamento.

A seguir, veja quais são 4 tendências do mercado exterior para 2020 e entenda quais são as principais alternativas!

1. A integração de setores será cada vez maior em 2020

O comércio internacional está cada vez mais complexo e exige maior atenção das empresas. Para otimizar a tomada de decisão e a atuação com competitividade, a integração de setores se torna indispensável.

No contato de cadeia de suprimentos ou supply chain, partes como estoque, expedição, entrega e recebimento estarão conectadas. Os negócios precisam se preparar para esse cenário e favorecer o fluxo de informações entre os pontos.

Inclusive, há aposta na horizontalização, seguindo a tendência de outros setores. Com isso, é possível democratizar a tomada de decisão e contar com a atuação colaborativa.

2. As mudanças geopolíticas ganharão influência no mercado exterior

Outro ponto interessante tem a ver com o aspecto globalizado do comércio internacional. Como regiões, países e continentes se conectam e passam a ser interdependentes, certas mudanças afetam todo o cenário. Do ponto de vista da geopolítica, isso já tem acontecido e promete se tornar ainda mais forte.

Um exemplo é a guerra comercial entre China e Estados Unidos. A questão não envolve apenas essas duas potências econômicas, já que é algo que altera as relações comerciais com quase todo o planeta.

Com a criação de novos acordos comerciais, como o que foi inicialmente firmado entre União Europeia e o Mercosul, a tendência é que a geopolítica cause ainda mais influência nos resultados.

3. O uso de tecnologia avança e transforma a maneira de trabalhar

No mercado exterior, assim como no ambiente interno, a tecnologia também aparece como uma alternativa de destaque. É crescente o número de recursos desenvolvidos com foco no planejamento e monitoramento das ações de importação e de exportação.

As opções prometem ajudar a emissão de documentos, o acompanhamento de pedidos e entregas e todo o relacionamento com clientes. Inclusive, alguns elementos são úteis para automatizar tarefas.

Para 2020, as tendências incluem recursos inteligentes, sensores e integração entre plataformas. Desse modo, é possível gerar ainda mais resultados e efetividade nas diversas etapas necessárias.

4. As mudanças em diferentes regras ganham projeção

Para completar, 2020 promete trazer várias mudanças quanto ao mercado exterior — especialmente, em relação às regras para realizar as operações. Dependendo do destino de importação ou exportação, será preciso atender a novas exigências, padronizações e adequações.

O principal aspecto nesse sentido é a necessidade de atualização. Também é indispensável contar com ferramentas e recursos que acompanhem essas transformações, com o objetivo de facilitar as etapas diversas.

As mudanças do mercado exterior para 2020 criam algumas tendências que precisam ser consideradas de maneira completa. Agora que você já conhece as principais alternativas, é essencial se preparar para aproveitar as possibilidades.

Para acompanhar outras tendências e novidades, assine nossa newsletter e receba tudo em sua caixa de entrada!