+55 (11) 5067-3080 | comercial@wamclog.com.br

Ano Novo Chinês e seu impacto nas importações

Sabemos que a China e o Brasil possuem uma importante parceira econômica, independente da distância geográfica e diferenças culturais. Isso se reflete inclusive no calendário. Os empresários brasileiros estão bem acostumados com a rotina do calendário ocidental, mas muitas vezes se esquecem que em outros países, e neste caso em particular, na China, as coisas são bem diferentes. Os chineses têm feriados que nós não temos e vice-versa, fazendo com que muitas pessoas se confundam.

O problema de não se atentar ao calendário chinês, principalmente aos feriados pode causar transtornos em relação aos prazos de entrega. Então, este artigo é feito para você que busca importar da China e evite dores de cabeça no futuro!

O Ano novo chinês

De todos os feriados chineses, o Ano Novo Chinês é o mais importante. Durante as comemorações, costuma-se tirar uma semana de folga do trabalho e as linhas de produção param. Muitos empresários brasileiros já sabem desse importante feriado e antecipam as suas compras, gerando um forte aumento de demanda nas fábricas chinesas, com a preocupação de que suas importações cheguem a tempo.

Por outro lado, os armadores costumam aproveitar essas datas para promover os “blank sailings”, quando há o cancelamento da viagem do navio, ocasionando uma diminuição na oferta e inflacionando os valores do frete logo após o feriado. Muitas vezes, o armador pode promover mais de uma “blank sailing” por semana. Isso faz com que haja um acúmulo de carga na origem, que não conseguem ser embarcadas antes do feriado começar, o que faz o preço do frete subir obrigatoriamente.

No Ano Novo Chinês, as fábricas não param com uma linha de produção na metade. Isso significa que os fornecedores chineses apenas aceitarão os pedidos que poderão ser entregues antes do feriado. Caso contrário, a produção só será iniciada após a folga. Segundo alguns especialistas em comércio exterior, o prazo caso a fábrica esteja sem acúmulo e dependendo do produto é de 45 dias. Porém, esse período pode dobrar, já que, apesar da “Golden Week” durar oficialmente uma semana, muitas fábricas dão mais uma semana de folga, totalizando 15 dias parados. Uma outra questão é que essa janela é móvel, podendo esses 15 dias serem tirados antes ou depois do Ano Novo. Assim, para muitos empresários esse é um tempo de “stand by”, em que a maioria das fábricas param totalmente.

Um outro fator a ser considerado: não são somente as fábricas que param. Tudo para, especialmente no Ano Novo: o serviço de transporte da fábrica até o porto ou local de armazenamento, o desembaraço e o embarque no navio também param. Por isso, é altamente recomendável fazer um bom planejamento de logística antes de fazer a sua importação.

Abaixo, trouxemos 5 dicas para ajudar o seu planejamento:

1. Programação de compra antecipada

Com a pausa de um mês na produção é preciso programar bem as importações, já que muitas empresas irão antecipar seus pedidos e o lead time de produção irá aumentar.

2. Planejamento e controle de estoque

É um período que sucede os feriados brasileiros e a redução da demanda temporária pode mascarar as necessidades de estoque.

3. Dificuldade logística

Os transportes rodoviários aos terminais e portos ficam difíceis de contratação e os armazéns têm dificuldade na estufagem dos contêineres.

4. Aumento no valor do frete internacional

Pelo aumento da demanda, o valor do frete internacional aumenta. Isso deve estar no planejamento orçamentário.

5. Descompromisso do chinês na iminência do feriado

Conforme o feriado se aproxima, muitos chineses ficam ansiosos e podem não tratar o embarque da carga com a mesma importância que o importador.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o assunto e entender o impacto do Ano Novo Chinês na sua importação? Então compartilhe o artigo nas suas redes sociais!