+55 (11) 5067-3080 | comercial@wamclog.com.br

Como efetuar uma gestão de logística de maneira prática

Acertar na gestão de logística é essencial para que o negócio atinja resultados positivos. Quando falamos em importações e exportações, esses fatores são ainda mais relevantes, já que o processo pode ser complexo e causar algumas dúvidas e dificuldades.

Nesse sentido, o melhor é pensar em formas de otimizar as etapas e garantir o atendimento às necessidades. No final, é uma forma de tornar o procedimento robusto e viável para as condições de negócio.

A seguir, descubra como efetuar uma gestão de logística com máximo nível de eficiência!

Entenda e planeje todas as obrigações do comércio exterior

Para executar as operações de importação e exportação, é essencial atender às regras e obrigações previstas por lei. Comece entendendo quais são as determinações legais em relação à habilitação e ao cadastro, como autorização no SISCOMEX e obtenção do RADAR.

Também é preciso entender quais são as obrigações de documentos que devem ser emitidos e apresentados, como o pedido, a conversão dos valores e demais autorizações. Não menos importante, vale considerar as obrigações pontuais de cada país, de modo a atender a todo o processo.

Acerte na contratação de frete internacional

Outro ponto de destaque na gestão de logística, especialmente aquela que é voltada para o comércio exterior, tem a ver com o frete. A contratação certa envolve a consideração sobre responsabilidades e, portanto, merece atenção exclusiva.

O frete FOB e o frete CIF são os principais e cada um é mais recomendado em cada operação. Por isso, o importante é avaliar as condições específicas dos procedimentos e o que atende melhor às obrigações, aos custos e às necessidades pontuais.

Acompanhe indicadores na gestão de logística

Para que o gerenciamento seja altamente eficiente, é indispensável mensurar os resultados e acompanhar o desempenho. É por isso que uma das indicações é definir e acompanhar com frequência os indicadores certos.

É o caso de conferir quantas foram as entregas no prazo, os gastos extras com importações e exportações, os processos recusados e assim por diante. Entender esses números e o que eles significam é fundamental para levantar quais são as possibilidades de otimização e, desse modo, estabelecer as ações certas.

Também é oportuno determinar metas no planejamento e fazer o cruzamento com os dados obtidos. Esse é o melhor meio de identificar quais são os pontos que devem ser trabalhados para potencializar o desempenho.

Conte com o apoio de uma empresa especializada

Para favorecer a gestão de logística, ainda mais de forma internacional, é interessante ter o auxílio de um time especializado. Contratar uma empresa do ramo solucionará muitos problemas e evitará tantos outros, o que ajuda a garantir máxima eficiência.

Com o conhecimento da equipe externa e os recursos disponíveis, há como contar com serviços como agenciamento e liberação de carga, além de outras possibilidades. Nesse sentido, vale priorizar um time realmente consolidada e experiente no mercado, pois isso faz a diferença.

gestão de logística eficiente depende de planejamento, execução estruturada e soluções consistentes. Com o suporte de um time especializado, o processo se torna ainda melhor e oferece impactos positivos para o negócio.

Considerando que esse apoio externo é tão relevante, conheça quais são as áreas de atuação da WAMC!