+55 (11) 5067-3080 | comercial@wamclog.com.br

Descubra como a tecnologia pode ajudar na gestão de logística

A área de logística é uma das mais complicadas de gerenciar — e uma das mais importantes e estratégicas. Para tornar a gestão menos complexa, a tecnologia moderna ajuda bastante, já que automatiza processos e operações e também processa um volume maior de dados em menos tempo.

Vejo como a gestão de logística tem se beneficiado das ferramentas avançadas da nova tecnologia. É importante inovar e seguir as tendências que outras empresas já estão seguindo. Afinal de contas, a desatualização implica em deficiência competitiva, o que não é bom para nenhuma organização.

Confira, então, como a tecnologia pode ajudar você na tomada de decisão dentro da gestão logística!

Inove na gestão de logística

Os processos manuais estão caindo em desuso, são mais morosos e resultam em mais erros — por isso, sua confiabilidade não é muito alta. A inovação tecnológica torna-se, portanto, um diferencial competitivo importante para as organizações que desejam se destacar no mercado atual.

O consumidor esclarecido exige rapidez e eficiência. Como seu tempo é curto, ele não tem muito tempo para rastrear produtos que estão atrasados ou para reclamar de uma encomenda entregue errada. As novas tecnologias têm potencial para efetivar o processamento de muitos dados quase de forma instantânea.

Além disso, essas novas ferramentas permitem definir as rotas mais viáveis, rastrear mercadorias, otimizar a performance dos caminhões, monitorar os estoques e muitas outras coisas.

Consequentemente, são geradas informações integradas e confiáveis, os gastos diminuem, o serviço de logística (processos gerenciais e operacionais) apresenta um melhor desempenho, as tomadas de decisões são bem fundamentadas.

Conheça as principais soluções de tecnologia

Para melhorar a gestão de logística, você deve aplicar as tecnologias mais valiosas, que já modificam o cenário de distribuição nacional:

TMS

TMS é uma sigla que, em português, significa “Sistema de Gerenciamento de Transporte”. Em palavras simples, trata-se de um software que desenvolve um controle integrado das informações associadas à manutenção, fretes, tráfego, suprimentos, faturamento, planejamento, gastos e outras funções. Assim, é possível diminuir erros operacionais e despesas.

CRM

O sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) é importante porque coloca o cliente como centro dos processos. Nesse contexto, salva informações valiosas sobre ele. O sistema ajuda a gerenciar interações entre o consumidor e a organização.

Com um bom CRM, o gestor pode fazer previsões sobre as necessidades do público de modo a melhorar o atendimento e a satisfação dele.

WMS

WMS é um Sistema de Gestão de Armazém e, por isso, também é relevante para o setor de logística. Ele pode fazer o gerenciamento de estoques, equipamentos e espaço. O WMS ajuda a localizar os produtos, diminuir os gastos com armazenagem, produzir informações a respeito do estoque, melhorar a produtividade e reduzir os prazos para entrega.

ERP

ERP é um sistema de Planejamento de Recursos da Empresa. Trata-se de um software que permite uma análise abrangente e integrada de todo o negócio.

Com sua ajuda, é possível analisar muitos indicadores em tempo real e otimizar a comunicação entre os setores e entre os profissionais, o que favorece a tomada de decisão.

Confira os benefícios da tecnologia na gestão de logística

Usar a tecnologia na gestão de logística resulta em diferentes benefícios para a empresa. Entre eles, podemos citar:

  • Rapidez nos processos e nas entregas;
  • Redução de erros e gastos;
  • Otimização do planejamento;
  • Satisfação dos clientes.

A tecnologia, especialmente por meio da automação, é relevante para a gestão de logística, tornando o setor mais estratégico e a empresa mais competitiva.

O que achou de nossa abordagem? Gostou do assunto? Deseja ficar bem informado, atualizado sobre logística? Então, assine nossa newsletter para receber conteúdo diretamente em seu e-mail!