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Porto de Santos: qual sua influência no processo logístico do Brasil?

Para entender a importância do porto de Santos, é preciso ter em mente que a importação e a exportação são essenciais para tecer uma economia aberta e progressista.

Muito praticadas no Brasil, essas atividades contribuem para que o país consiga mais espaço na balança comercial e estimulam a comunicação internacional entre mercados. Nesse contexto, os portos desempenham papel de forte destaque, pois são os navios que realizam a maior parte das transações.

No Brasil, é o porto de Santos que se sobressai entre tantos outros, sendo atualmente o maior porto do hemisfério sul. Conheça agora a sua influência no processo logístico:

A importância do porto de Santos

O porto de Santos foi inaugurado em 1892. Sua área de influência econômica engloba mais de 50% do PIB do Brasil e 49% da produção nacional. Além disso, o porto concentra 26,5% do comércio internacional.

A área portuária de Santos vem passando por um intenso processo de modernização desde 1993, que contribui especialmente para a maior agilização na movimentação das cargas por meio de recursos mais avançados. Esse processo vem ajudando a reduzir desperdícios financeiros, a economizar tempo e a fazer uso racional da mão de obra.

Além disso, o processo de desestatização iniciado na mesma época contribuiu para romper o monopólio das operações e aumentar a competitividade. Dessa forma, as tarifas gerais sofreram queda de 34% enquanto a taxa de uso da infraestrutura portuária sofreu redução de 65%.

Os problemas no porto de Santos

Apesar da sua indiscutível importância para a economia e os processos logísticos no Brasil, o porto de Santos também enfrenta problemas.

Em Santos, a carga fica parada cerca de 12–17 dias a mais que a média mundial, que é de 5 dias. Na Suécia, país mais desenvolvido, um contêiner só permanece parado pelo máximo de 2 dias, por exemplo.

Sobre o volume anual de cargas movimentadas, o porto de Santos também leva desvantagem em relação a outros portos. Ele movimenta cerca de 50 mil toneladas por ano, ao passo que o porto de Roterdã (Alemanha), por exemplo, movimenta 300 mil toneladas.

São problemas de infraestrutura presentes nos portos brasileiros, mas que, no caso do porto de Santos, o processo de modernização se propõe a solucionar o mais rápido possível.

De modo geral, os portos necessitam de maiores investimentos na construção e recuperação dos terminais, na dragagem, na acessibilidade por terra e outras coisas.

O porto de Santos e os outros modais

Comparando o porto de Santos a outros modais, ele continua se destacando no cenário nacional. Principalmente quando se compara com as rodovias, percebemos o papel que ele desempenha em nossa economia.

Cerca de 60% das cargas usam as rodovias, mas ainda assim esse modal não consegue atingir os percentuais que o porto de Santos alcança sobre o desenvolvimento econômico do país.

A ênfase maior do porto de Santo acontece devido à dinâmica das importações e exportações, que cobrem uma área muito mais ampla e alicerçam o futuro do país em relação ao comércio externo, atraindo investimentos internacionais e facilitando o acesso de outras nações aos produtos brasileiros.

A expectativa sobre a modernização do porto de Santos

O porto de Santos tem as características necessárias para assumir a condição de porto centralizador e distribuidor das cargas da costa leste da América Latina, apresentando o suporte dos diversos terminais e pronto para recepcionar navios de grandes dimensões.

Os projetos de modernização na infraestrutura do porto de Santos envolvem:

  • Ampliação da Avenida dos Portuários;
  • Aprofundamento do canal;
  • Derrocamento de duas formações rochosas que atrapalham a navegação e a atracação;
  • Disponibilização das áreas do porto organizado;
  • Recuperação das vias férreas da margem esquerda e relocação das vias da margem direita;
  • Integração dos terminais rodoviários;
  • Construção de um túnel sob o estuário.

Com essas melhoras, é possível que a área portuária aumente ainda mais sua influência no processo logístico de importações e exportações no Brasil.

Agora que você conheceu as particularidades do porto de Santos, que tal aprender ainda mais sobre os portos e sua relação com os processos logísticos em geral? Acompanhe nossas matérias!