+55 (11) 5067-3080 | comercial@wamclog.com.br

Saiba quais são as principais tendências do setor logístico em 2021

2020 foi um ano de grandes desafios! Foi necessário inovar e estar sempre atento as mudanças que a pandemia nos sujeitou. As mudanças em tendências do setor logístico foram constantes para conseguir driblar esse cenário inconstante.

Em um mundo que não parou mesmo diante de um contratempo tão grande como a pandemia de Covid-19, a logística foi sem dúvidas primordial para manter o fluxo. E o que o futuro nos aguarda? Já pensou em quais serão as inovações do setor para o próximo ano?

É sobre essas possibilidades de inovações e quais serão as tendências do setor logístico em 2021 que vamos falar neste artigo. Venha descobrir!

A padronização dos processos com uso da automatização

Automatizar processos em uma empresa é investir na integração de sistemas e investir na agilização de processos através do uso de máquinas. Na cadeia logística essa é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos.

A automatização de atividades chave deverá continuar em alta, visando a eficiência de procedimentos, melhora na rapidez de entrega, aumento da precisão e também a minimização de custos, tempo e espaço.

Outra vantagem chamativa no uso da automatização é a diminuição de taxa de acidentes e a redução de erros, uma vez que a padronização dos processos é uma consequência do uso de máquinas.

A exportação de produtos, demanda por processos logísticos padronizados, rápidos e eficientes, logo para quem busca ampliar seus negócios neste sentido, a automatização é uma tendência do setor logístico que deve ser considerada.

Prepara-se para o transporte autônomo

A entrega autônoma nunca foi tão chamativa como foi em 2020, a possibilidade de realizar entregas minimizando o contato humano, aumentando a rapidez e diminuindo erros são alguns dos fatores que a fizeram tão cobiçada neste ano.

Mas em 2021 a demanda pela entrega autônoma não vai diminuir, muito pelo contrário, alguns países já vêm se preparando a muito tempo para implantar essa realidade, investindo em infraestrutura.

O investimento inicial em infraestrutura se paga ao se economizar com consumo de combustíveis, redução em manutenções, diminuição do número de acidentes, e ainda, em alguns vasos, pela redução de poluição gerada.

Esteja pronto para as tendências do setor logístico com a ecologia

A logística convencional vendo dando lugar a logística verde, ou eco-logística. Essa nova forma de gestão tem como objetivo conseguir remodelar os processos logísticos de forma com que seja possível reduzir o impacto do setor no meio ambiente.

Concentrando todas as áreas da logística, do armazenamento à distribuição e transporte, além de melhorar a biosfera, uma cadeia logística ecologicamente preocupada e responsável é sinônimo de modernidade.

Invista ainda na economia colaborativa

Um tópico em alta em vários setores, a economia colaborativa vem se tornando também uma tendência do mercado logístico. Um exemplo deste tipo de economia é o aplicativo Uber, que não é uma cooperativa, mas é uma plataforma de trabalho coletivo.

Para o setor logístico, a tendência que aparece com maior força nesse sentido é a opção de terceirização de processos de envio para empresas especializadas.

Alugar frotas autônomas para transporte rodoviário, utilizar armazéns de terceiros, são ideias de fazer parte dessa cadeia econômica que carrega em si o ar da inovação.

Além disso, a economia colaborativa através da terceirização, seja do armazenamento ou transporte, traz uma série de vantagens como simplificação de procedimentos, melhoria na experiência do cliente e redução de custos.

Em 2021, estar atento às tendências do setor logístico poderá fazer toda a diferença para que sua marca se mantenha em evidência para o cliente e para que você esteja sempre à frente de imprevistos.

Se quiser ficar sempre por dentro das inovações e tendências do setor logístico, assine a nossa newsletter e saia na frente!