Em São Paulo, Marcos Jorge participa da inauguração do primeiro centro para inovação do Facebook no mundo

//Em São Paulo, Marcos Jorge participa da inauguração do primeiro centro para inovação do Facebook no mundo

Em São Paulo, Marcos Jorge participa da inauguração do primeiro centro para inovação do Facebook no mundo

Estação Hack Facebook promoverá cursos de programação, desenvolvimento de aplicativos e empreendedorismo digital; em 2018, 10 startups serão aceleradas no local

São Paulo (11 de dezembro) – A cidade de São Paulo é sede do primeiro centro de inovação do Facebook no mundo. O ministro substituto do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, participou, nesta segunda-feira, da inauguração da Estação Hack Facebook, na Avenida Paulista. O evento reuniu autoridades do governo federal, estadual e municipal, além de empreendedores, técnicos e especialistas em tecnologia e inovação.

O centro para inovação do Facebook oferecerá bolsas para cursos de programação, desenvolvimento de aplicativos e empreendedorismo digital. Um dos objetivos da empresa seria ajudar os jovens brasileiros a se prepararem para as chamadas “profissões do futuro”. Em 2018, 10 startups também serão aceleradas no local.

Como destacou o ministro substituto, trata-se de uma importante iniciativa para o ecossistema econômico e tecnológico do país. “A Estação Hack é um investimento no futuro do Brasil que, certamente, favorecerá  o desenvolvimento do nosso ecossistema econômico e tecnológico, além do impacto positivo na capacitação de jovens de baixa renda. A aceleração de startups com potencial de alto impacto sobre a sociedade vai ao encontro de programas implementados pelo MDIC”, disse.

Segundo informações do Facebook, a Estação Hack representa o maior investimento já feito pela empresa na América Latina. Como explicou o presidente do Facebook e Instagram para América Latina, Diego Dzodan, por ano, serão oferecidas 7.400 bolsas de estudos a jovens. Os cursos e workshops serão ministrados por parceiros do Facebook como Masterchef, Reprograma e Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“Uma pesquisa encomendada pelo Facebook mostrou que 82% das micro e pequenas empresas no Brasil acreditam que as habilidades digitais são mais importantes na hora de contratar do que a escola onde alguém estudou. Nosso objetivo é, então, misturar o espaço da sala de aula com o ambiente de desenvolvimento de negócios”, disse Dzodan.

Inovativa Brasil

Uma das principais iniciativas do MDIC voltada ao ecossistema de inovação é o Inovativa Brasil. Como explicou o ministro substituto Marcos Jorge, o programa é um importante instrumento para startups do Brasil captarem recursos e conquistarem clientes.

“O Inovativa oferece gratuitamente capacitação, mentoria e conexão para startups de qualquer setor e de todo o país. Os resultados desse trabalho vêm sendo reconhecidos: o programa conquistou o primeiro lugar como a Melhor Aceleradora no Startup Awards, promovido pela Abstartup em 2016”, destacou.

Neste ano, o programa recebeu outro importante reconhecimento. O Inovativa foi destacado como benchmarking de política pública inovadora ao entrar no observatório de Inovação no Setor Público da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“Desde 2016, o Facebook e o MDIC  têm uma parceria para premiar as startups finalistas do Inovativa Brasil.  As empresas finalistas do programa, eleitas como destaque entre as que produzem ou têm a intenção de produzir aplicativos móveis, participam do Fb Start, programa de aceleração do Facebook. Estamos muito satisfeitos com essa parceria. Desde o ano passado, 56 startups do Inovativa já participaram do Fb start”, destacou Marcos Jorge.

O ministro substituto também apontou outras ações e programas do MDIC e suas entidades vinculadas para promover novos negócios no país. Ele citou o novo programa de internacionalização de startups, StartOut Brasil, realizado pelo MDIC, Ministério das Relações Exteriores, Apex Brasil, Sebrae e Anprotec.

Outra importante iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) é o Conexão Startup Indústria, que aproxima os empreendedores de startups a grandes empresas e corporações.

Também estiveram presentes na inauguração da Estação Hack, o secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Marcos Vinícius de Souza; a secretária municipal de trabalho e empreendedorismo, Aline Cardoso; o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg;  além de senadores e deputados federais.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr
https://soundcloud.com/mdic

By | 2018-03-02T21:14:44+00:00 1 de janeiro de 1970|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment