O que é logística e qual a sua função?
O bom administrador deve conhecer bem diferentes conceitos e saber como identificá-los e usá-los para que o negócio prospere. Um desses conceitos é o de logística.
Os processos logísticos são efetivados em todas as empresas. Em algumas, eles são mais complexos e precisam de uma gestão mais qualificada. A falta de conhecimentos logísticos pode levar a uma má administração, que implicará em custos mais altos e comprometerá a competitividade e a expansão do negócio.
Este post mostrará, efetivamente, o que é logístia — qual a sua finalidade e a sua função.
Faça a leitura do artigo e tire todas as suas dúvidas!
Afinal, o que é logística?
A logística nasceu da necessidade de abastecer as tropas durantes as campanhas militares. Desse modo, ela foi praticada em muitas civilizações. Na Grécia, em Roma e no Império Bizantino os oficiais que se responsabilizavam por assuntos financeiros e pela gestão dos suprimentos chamavam-se “logistikas”.
O Dicionário de Oxford define o que é logística como o ramo da ciência militar que obtém, mantém e transporta materiais, pessoas e equipamentos.
Mas o conceito também passou a ser aplicado no mundo dos negócios, em relação a determinadas operações desenvolvidas pelas empresas e envolvendo a compra de matérias-primas ou produtos, sua armazenagem, sua distribuição.
O termo tem origem do francês “loger”, que significa “alojar”.
Quais são as atividades que ela exerce?
Os processos logísticos devem almejar o bom desempenho e os melhores resultados pelos menores custos. Entre as principais atividades, destacamos:
Primárias
São aquelas que implicam na maior parcela dos custos totais, sendo essenciais para o desenvolvimento das outras ações. Essas atividades são de transporte, de manutenção dos estoques e do processamento dos pedidos.
De apoio
São as que são necessárias para a continuidade das atividades primárias. Elas envolvem a armazenagem, o controle e a movimentação dos materiais e dos suprimentos. São responsáveis pela coordenação das informações e das análises das demandas, bem como das operações relacionadas às devoluções e às vendas dos refugos da produção, ao layout das indústrias e dos armazéns.
Também são atividades de suporte/apoio aquelas relacionadas à gestão de frotas, como rastreamento, e ao comércio exterior. São importantes porque agregam mais valor aos processos de logística.
Certas atividades podem mesmo ser desenvolvidas por terceiros sem atrapalhar o fluxo da empresa.
O que são as operações de transporte?
Não se pode falar sobre o que é logística sem citar as operações de transporte, como carga e descarga, rota e entrega, pois são fundamentais para a cadeia de produção. Geralmente, são atividades logísticas que envolvem muitos custos, tornando-se assim uma grande preocupação para os gestores.
O planejamento estratégico contribui para otimizar os processos de distribuição, considerando a capacidade de utilização dos veículos, os prazos, as rotas, a escolha dos modais mais adequados, a satisfação dos clientes e outras informações.
O que é a gestão de estoques?
Os estoques também podem apresentar custos altos para a empresa, representados por perdas, desperdícios, furtos e capital imobilizado. A gestão de estoques envolve diversos sistemas e estudos.
A tendência atual é reduzir os estoques sem comprometer o atendimento das demandas dos clientes. Já existem métodos inovadores e eficientes, como a Logística Enxuta, a Curva ABC, os sistemas de gestão, os inventários automatizados, as ferramentas de identificação (código de barras, etiquetas RFID) e assim por diante.
O Just In Time é um método “enxuto” que defende a compra de materiais somente no momento oportuno.
Como é feito o processamento de pedidos?
Das atividades primárias, o processamento de pedidos é o que envolve menos gastos, mas exige muita responsabilidade. Ele se inicia no serviço de atendimento aos clientes, passando pela preparação até a expedição dos pedidos.
A gestão do tempo é fundamental para o processamento dos pedidos. Daí a importância do lead time, o tempo entre a realização do pedido e sua expedição.
E agora, você entende melhor o que é logística? Já faz uma gestão de logística eficiente em sua empresa? Aproveite para deixar seus comentários aqui no blog.