+55 (11) 5067-3080 | comercial@wamclog.com.br

Fórum de Competitividade do Varejo realiza balanço de atividades de 2017

Presidido pelo secretário da SCS, Marcelo Maia, Fórum realizou último encontro do ano e apresentou projeções para o setor em 2018

Brasília (13 de dezembro) – Com o objetivo de encerrar os trabalhos de 2017 e prospectar a agenda para o ano de 2018, representantes do governo e de diversas entidades privadas do varejo nacional realizaram, na última quinta-feira (07), em Brasília, a 12º reunião do Fórum de Competitividade do Varejo, o último encontro do ano. O Fórum é coordenado pela Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e foi presidido pelo secretário da SCS, Marcelo Maia.

Com a participação de todas as entidades nacionais participantes do Fórum e a Secretaria do MDIC, os membros aproveitaram o encontro para ressaltar as conquistas obtidas ao longo do ano pelo setor, como a modernização trabalhista, o reconhecimento do setor supermercadista como atividade essencial, a aprovação de legislação que permite diferenciação de preços, dentre outros. Além disso, temas que continuarão a ser trabalhados em 2018 também entraram em pauta, entre eles, a maior presença do setor em ambientes, comitês, grupos de trabalhos e instrumentos governamentais que promovem a defesa dos interesses e estratégias de internacionalização e exportação; comércio eletrônico; meios de pagamento; SAC; dentre outros.

Ainda sobre as projeções para 2018, o secretário do MDIC ressaltou que um dos principais objetivos para o próximo ano é institucionalizar a existência do Fórum de Competitividade do Varejo. “O Fórum tem se tornado o principal locus de discussão no governo sobre o setor de comércio e em 2018 pretende-se torna-lo perene e oficial por meio de uma Portaria Ministerial”, disse.

O último encontro de 2017 do Fórum de Competividade e Varejo também teve a presença de representantes da Apex-Brasil e do Sebrae-Nacional, que passou a fazer parte do Fórum como membro permanente. Em sua fala, o secretário do MDIC destacou o papel do novo participante. Para ele, “o Sebrae é parceiro essencial para tratarmos temas afetos ao setor varejista, portanto sua participação como membro do Fórum será muito produtiva”, pontuou Marcelo Maia.

Já sobre a agência governamental Apex-Brasil foi apresentado o projeto E-Xport Brasil, que visa capacitar um grupo de empresários nacionais para atuação em mercados estrangeiros por meio de vendas em plataformas de comércio eletrônico. Em 2017, o projeto deu início a um protótipo para capacitar cerca de 100 empresas a atuarem nos mercados da China, Estados Unidos, México e Argentina. No próximo ano, a intenção é expandir o projeto para o Japão e Reino Unido.

Nessa mesma linha, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) fez um relato sobre as impressões da missão de empresários do setor de franquias, shopping centers, start ups e comércio eletrônico realizada à China, em outubro passado com apoio técnico de delegação da Secretaria de Comércio e Serviços. Para a entidade, é fundamental que os empresários brasileiros reflitam sobre a importância da internacionalização e exportação de serviços e bens, seja por meio físico ou virtual, para a China, importante parceiro comercial para o Brasil.

Cartilha do Trabalhador – Marcelo Maia aproveitou o Fórum para destacar que no próximo dia 15 de dezembro será assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre o MDIC, o Ministério do Trabalho (MTb) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) para o lançamento da Cartilha do Trabalhador. “Trata-se de inédito instrumento que suporta a cooperação institucional para elaboração de material orientativo com o objetivo de esclarecer ao setor produtivo acerca de temas relacionados a questões trabalhistas”, esclareceu.

O Acordo está inserido no âmbito dos trabalhos realizados pela Secretaria junto ao setor público e privado com intuito de promover o fortalecimento das relações institucionais por meio do estabelecimento de projetos comuns, intercâmbio de informações e estabelecimento de parcerias a fim de promover temas de interesse público na área do setor produtivo que impactem diretamente na competitividade das empresas.

Para Maia, os trabalhos elaborados pelas equipes técnicas do MTb, MDIC e FecomercioSP para elaboração dessa série de cartilhas informativa “tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de ações que fomentem melhoria no ambiente de negócios por meio da melhoria das relações entre empresas e trabalhadores no setor produtivo brasileiro. Por isso, a parceria com o Ministério do Trabalho é essencial para nós”.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr
https://soundcloud.com/mdic

escort mersin