As vantagens do agenciamento de cargas para o seu negócio
As operações do comércio exterior modificaram profundamente as atividades logísticas. A busca por competitividade, eficiência, pontualidade e velocidade é cada vez maior.
Nesse cenário surge o papel do agenciamento de cargas.
O profissional ou empresa que executa essa função tem uma grande responsabilidade pela frente: ultrapassar os obstáculos inerentes à logística inclusive a distribuição, o transporte e o controle de estoque, os investimentos necessários em TI e a burocracia.
A seguir, conheça quais são as vantagens principais do agenciamento de cargas e entenda como ele gera impactos positivos.
Como funciona o agenciamento de cargas?
O agenciamento é realizado por uma empresa de intermediação, que vai elaborar soluções conforme as rotinas já existentes ou criar processos novos a fim de otimizar os processos.
Para que isso aconteça, o agenciador deve ter todas as informações a respeito dos produtos armazenados, transportados ou distribuídos.
O objetivo desse detalhamento é ajudar na criação das rotinas, que devem se encaixar adequadamente em cada uma das etapas logísticas.
As empresas intermediadoras, portanto, são prestadoras de serviço. Essa atividade se baseia em 4 pilares:
- relacionamento próximo a transportadoras e operadores de carga;
- carteira de clientes embarcadores diversificada, que possibilita à empresa intermediadora ter volume para boas negociações com todas as partes;
- ferramentas tecnológicas de produção e análise de dados sobre o transporte;
- conhecimento técnico e experiência para solucionar problemas relativos ao setor de transporte.
É importante destacar que muitas tradings já executavam esses serviços, mas nem sempre fornecem uma consultoria apropriada.
Mesmo assim, se tornam referência por atuarem em mercados diferentes.
A partir do detalhamento da carga, o agente indicará a melhor estratégia a ser seguida para que o produto chegue no prazo.
Será desenvolvido um plano de transporte que considerará a necessidade de integrar modais, o tamanho e total de contêineres a serem utilizados, se é interessante usar a consolidação (ou seja, criar uma carga única partindo de outras menores que têm o mesmo destino), prazos de retirada etc.
A redução dos custos na operação
O agenciador analisa a melhor opção de documentação, prazos, integração de modais, segurança, armazenamento, rastreabilidade da carga, entre outros fatores. Isso leva a uma redução de custos e desperdício de tempo, já que a empresa contratada tem experiência com esse assunto.
Além disso, muitos agenciadores fornecem soluções personalizadas, que levam em contato o tamanho da sua empresa, a necessidade de armazenamento, o tipo de carga e a rapidez do transporte.
Essa consideração resulta em ganhos no final da operação, tornando o produto mais competitivo no mercado.
Redução na parte burocrática
O trabalho com uma empresa agenciadora permite que sejam traçados planejamentos a fim de evitar os custos com estadia e reduzir a parte burocrática.
Essa medida também impede a incidência de gastos desnecessários com diárias e multas, por exemplo.
Satisfação do cliente
O agenciamento de cargas é uma excelente alternativa para que o seu negócio obtenha um bom desempenho logístico. Com ele, há redução nos custos e falhas operativos, além de uma otimização completa, a qual eleva o nível de qualidade no transporte. Para tanto, é essencial ter um parceiro realmente capacitado para a etapa. Tal cenário faz com que os clientes fiquem mais satisfeitos e tenham uma visão positiva sobre o empreendimento.
Assim, é possível obter a fidelização pelo diferencial na qualidade de serviços, consequentemente o aumento da competitividade no mercado.
Nos comentários, deixe as suas impressões sobre o tema e aproveite para participar!