Como fazer um planejamento antes de iniciar as exportações?
Defina qual será o papel do seu empreendimento
Empresas que desejam impulsionar suas vendas e, consequentemente, ampliar suas atividades têm que desenvolver um bom planejamento para exportar, já que as expectativas são otimistas para o setor nesse ano.
De acordo com estimativas do relatório Focus, o investimento estrangeiro direto tende a subir de US$ 67 bilhões em 2018 para US$ 75,65 bilhões em 2019, o que favorece o mercado de exportação. Ainda existe a possibilidade de uma expansão da exportação de 5,8% nesse ano vigente. Essas informações mostram que o mercado é lucrativo e promissor, uma vez que tal crescimento significa abertura de oportunidades.
Para que a sua empresa planeje com sucesso o processo de exportação, destacamos alguns pontos importantes e que devem ser levados em consideração na hora de elaborar o plano. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe nossa matéria!
Qual é a importância de um bom planejamento para exportar?
Para analisar se o seu projeto de exportação é viável, é necessário planejar. O planejamento é fundamental para as empresas que desejam exportar, porque com ele é possível:
- coordenar ações;
- avaliar os riscos e oportunidades;
- verificar os investimentos;
- prever o retorno;
- estabelecer metas.
Assim, a organização consegue ter um melhor controle do processo, o que evita surpresas desagradáveis no futuro como perda de tempo e dinheiro desnecessários. Comprometimento e efetividade, planejamento e transparência são deveres das empresas que desejam ou já atuam no mercado internacional.
Quais são os principais pontos a serem planejados?
Para garantir a eficiência da exportação, alguns pontos devem ser bem analisados.
Em primeiro lugar, a empresa deve avaliar o nível de aceitação do seu produto no mercado brasileiro, pois, se ele é bem aceito em seu país, é provável que o mercado exterior também o aceite bem.
Para isso, é necessário levantar o máximo de informações possíveis em relação a esse dado, por meio de estudos realizados por entidades ou órgão de incentivo à exportação. Apex Brasil, portal Invest & Export, Brazil Trade Net e Aprendendo a Exportar são algumas instituições que disponibilizam estudos de mercado e também informações interessantes sobre comércio exterior.
Regulação de tributos
É essencial conhecer bem as normas fiscais dos países com os quais se fará negócio. Isso favorece a identificação correta de quais tributos e taxas nacionais e internacionais devem ser pagos.
Outro ponto importante é pesquisar se existem acordos entre o Brasil e os países a que se intenciona exportar, pois, dessa forma, será possível verificar se há benefícios fiscais, isenções e outros tipos de benefícios para as mercadorias brasileiras.
Logística
O setor de logística é uma das áreas mais afetadas pela exportação. Para uma melhor competitividade, é necessário escolher o modelo mais econômico, mas que também cumpra as exigências de qualidade e prazo de entrega do produto. É preciso ficar atento ao tipo de transporte escolhido, pois cada um exige regulamentações e necessidades específicas.
Em relação a segurança da mercadoria a ser enviada, escolher a embalagem adequada e contratar seguro são ações que garantem maior integridade dos produtos exportados até que cheguem ao seu cliente final.
Com um bom planejamento para exportar, a empresa garante sucesso e evita gastos desnecessários. Para isso, todos esses quesitos devem constar no plano de desenvolvimento. Assim, a sua organização pode lucrar ainda mais nos próximos anos.
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