Desafios e oportunidades da eletrificação de carros são abordados em curso no MDIC
Evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial em parceria com o governo alemão
Brasília (30 de outubro) – O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) realiza nesta segunda e terça-feira, em Brasília, o 3º Curso de Eletromobilidade.
A capacitação, voltada para servidores públicos, é realizada em parceria com o Ministério Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ, na sigla alemã), por meio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).
A programação do curso inclui módulos teóricos e técnicos a respeito da eletromobilidade, além de atividades de troca de experiências entre os representantes de órgãos públicos.
“A propulsão elétrica está voltando ao debate internacional. Um dos objetivos é debater os aspectos históricos e é o cenário atual da matriz elétrica no Brasil e no mundo e os requisitos para a eletrificação do automóvel. Também serão abordados os sistemas de conversão de energia e as oportunidades e desafios da mobilidade elétrica no transporte público”, explicou o professor Wanderlei Marinho, facilitador do curso.
Programação
Amanhã (31) serão tratados os sistemas de conversão e de armazenamento de energia e motores elétricos; a infraestrutura de recarga; e a mobilidade elétrica no transporte público. Também será apresentado um panorama das políticas públicas, regulação e incentivos existentes no cenário internacional e as novas tecnologias e serviços.
Participam do 3º Curso de Eletromobilidade representantes dos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Minas e Energia (MME) e Transportes, Portos e Aviação Civil (MT), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Polícia Federal e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Promob-e
O Curso de Eletromobilidade é promovido pelo “PROMOB-e – Sistemas de Propulsão Eficiente”, executado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
O projeto de cooperação tem o objetivo de auxiliar o governo brasileiro na formulação de políticas públicas que estimulem a adoção de sistemas de propulsão mais eficientes. A parceria com a Alemanha teve início em janeiro deste ano e tem duração prevista até 2020.
Em quatro anos, o governo alemão deve dispender 5 milhões de euros para realizar seminários, oficinas e visitas técnicas que ajudem a mapear o atual cenário brasileiro no que se refere à eletromobilidade. Ao final, a expectativa é que as atividades do projeto auxiliem o Brasil na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento da mobilidade elétrica no país.
Neste ano, já foram realizadas diversas ações no âmbito do Promob-e. Em setembro deste ano, foi promovida uma visita técnica à Alemanha para conhecer ações e projetos nas cidades de Bonn, Aachen e Frankfurt para promoção e desenvolvimento de veículos elétricos. Os participantes da missão visitaram o Salão do Automóvel e conheceram diversos modelos de automóveis movidos a propulsão elétrica.
Nos dias 19 e 20 deste mês, o MDIC organizou, juntamente com o governo alemão, o 1º Fórum Brasil – Alemanha de Mobilidade Elétrica, em São Paulo. No evento foram apresentados o cenário nacional e as oportunidades bilaterais de negócios na área de mobilidade elétrica.
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr
https://soundcloud.com/mdic