MDIC promove missão de internacionalização de startups na Argentina
Treze startups brasileiras irão participar de seminários, rodada de networking e treinamentos de pitch em Buenos Aires. Iniciativa é realizada em parceria com Sebrae, Apex Brasil, Anprotec e ABStartups
Brasília (6 de outubro) – A Secretaria de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) irá promover, entre os dias 8 e 13 de outubro, missão de internacionalização de startups em Buenos Aires. Durante a semana, empreendedores de 13 startups poderão apresentar seu negócio a investidores, receberão informações para empreender no mercado estrangeiro e terão acesso a prestadores de serviços locais. As startups também vão ter a oportunidade de se relacionar com executivos da capital portenha.
A iniciativa faz parte de uma ação conjunta entre os governos do Brasil e da Argentina para aproximar os ecossistemas de inovação dos dois países. O Ministério da Produção da Argentina e a Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional apoiam a realização da missão promovida pelo MDIC, em parceria com a Apex-Brasil, Sebrae, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e Associação Brasileira de Startups (ABStartups).
Na segunda quinzena de outubro será a vez das startups argentinas conhecerem o ambiente de negócios em São Paulo.
Agenda
No domingo (8), os empreendedores irão participar de um treinamento de pitch com Vinícius Machado, da ABStartups. Serão apresentadas diferentes técnicas e estratégias de apresentação de projetos a potenciais investidores.
No dia seguinte, haverá o “Seminário de Internacionalização na Argentina” na Embaixada do Brasil. Pela manhã, as startups também receberão orientações sobre aspectos legais para abertura de empresa na Argentina. De tarde, haverá uma bateria de apresentações sobre o ecossistema argentino e os desafios de empreender no mercado estrangeiro.
Na terça-feira (10), as startups participarão do “Workshop do Plano de Expansão Internacional”, organizado em três módulos: Estratégia; Análise de Mercado; e Operação Internacional. Também haverá uma rodada de serviços com fornecedores. As empresas terão reuniões de 30 minutos com prestadores de serviço para levar perguntas objetivas e dúvidas pontuais sobre o mercado argentino. Ao final do dia, Jorge Fernando Baya, diretor da Hub Sur da TOTVS Internacional, e Santiago Baglietto, diretor da Wolox, darão um feedback do pitch realizado no domingo.
Na quarta-feira (11), serão realizadas visitas técnicas às aceleradoras NXTP e Wayra, à Invest BA e ao Mercado Livre. Às 19h, haverá um encontro com empreendedores de startups argentinas.
O Demoday, evento em que as startups se apresentam às empresas e aos investidores, está programado para acontecer na quinta-feira (12). Neste dia serão realizadas as principais rodadas de networking entre os empreendedores brasileiros e argentinos.
A missão se encerra no dia 13, quando as startups terão agenda livre para organizar reuniões individuais de negócio.
Startups selecionadas
Os principais critérios utilizados para escolha das startups que integram a missão foram o grau de inovação, o modelo de negócio, o mapeamento do mercado argentino e a maturidade para internacionalização.
Confira lista das selecionadas:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr
https://soundcloud.com/mdic