O que é frete CIF e para o que serve?
Ao contratar um frete, a empresa deve levar em consideração aspectos que vão além de preço e prazo. A análise da qualidade do serviço e a forma de pagamento são fundamentais para obter êxito nos negócios. Também é necessário determinar, no momento da contratação, quem assume os custos, riscos e as responsabilidades pelo frete e seguro das mercadorias.
Quando falamos em transporte de carga, existem dois tipos de frete: o CIF e o FOB. Tratam-se de Incoterms (Termos Internacionais de Comércio), ou melhor, são termos uniformizados para todos os contratos de exportação e importação e que facilitam o entendimento entre as partes.
Nesse post vamos explicar o que é frete CIF e tudo que você precisa saber sobre ele. Confira!
O que é frete CIF?
CIF é a sigla para Cost, Insurance and Freight, que em português significa “Custo, Seguro e Frete”. Nesse tipo de frete, o embarcador (ou vendedor) é o responsável pela contratação do transporte e pelo gerenciamento dos riscos até a chegada da carga ao cliente. Vale dizer que essa categoria de frete costuma ser mais cara para o comprador, pois o vendedor estipula o provedor que fará o carregamento.
Quando é utilizado?
O frete CIF é comumente utilizado em negociações B2C, ou seja, quando as empresas negociam diretamente com seus clientes finais. Nesse caso, a transportadora mantém uma tabela de frete para realizar os cálculos, considerando diversas variáveis, como peso, volume, fragilidade, local de entrega e outros.
Dada a complexidade da operação e por se tratar, na maior parte das vezes, de envio de itens fracionados e para múltiplos clientes, o frete FOB não é a melhor opção.
Quem é responsável pelo pagamento?
A responsabilidade por pagar o frete CIF compete à empresa que vende o produto. O pagamento deve ser feito na origem do transporte, no momento em que os itens são coletados. Quando uma empresa opta por esse serviço, na maioria das vezes os custos de transporte e seguro já estão incluídos no preço de venda e aparecem como “frete grátis” para o cliente.
Como são definidos os custos?
Como mencionado anteriormente, o valor do frete CIF costuma estar incluso no preço de venda dos produtos. Por esse motivo, a quantia repassada ao comprador é apenas uma.
No que diz respeito ao recolhimento de ICMS, o vendedor poderá escolher entre duas opções: informar diretamente na Nota Fiscal (NF ou NF-e) quanto corresponde ao valor do frete; ou fazer a cobrança do valor do frete em separado e incluir a informação no campo destinado a este fim.
Quem arca com a segurança do frete CIF?
Quando se opta pelo frete CIF, o vendedor também tem que gerenciar os riscos do despacho. A responsabilidade pela segurança dos itens só acaba quando a entrega é concluída e realizada no ponto previamente definido pelo cliente no momento da compra.
Agora que você já sabe o que é frete CIF, pode entender porque os importadores preferem usar essa modalidade: o transporte de cargas se torna mais conveniente e não existe a necessidade de lidar com o manuseio e outros detalhes, já que a maior responsabilidade é do vendedor.
Se ainda tem alguma dúvida sobre o que é frete CIF utilize o espaço nos comentários e não deixe de acompanhar o blog para mais conteúdos como esse!