Qual o papel da agricultura no Comércio Exterior?
Sobre a data
O mês de outubro é marcado pela celebração de uma data especial para o agronegócio brasileiro. No dia 17 de outubro foi comemorado o Dia da Agricultura, uma maneira de relembrar a importância desta área de produtividade para a prosperidade de nossa nação.
A origem da data comemorativa é ainda nebulosa, mas tem sua criação justamente por fazer parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, que ocorre anualmente em 16 de outubro, desde 1945.
Além desta data, a agricultura no Brasil está vinculada a algumas outras datas comemorativas ao longo do ano, como:
- Dia Nacional da Conservação do Solo – 15 de Abril;
- Dia do Campo – 10 de Maio;
- Dia do Trabalhador Rural – 25 de Maio;
- Dia do Agricultor – 28 de Julho;
- Dia da Avicultura – 28 de Agosto;
- Dia do Engenheiro Agrônomo – 12 de Outubro.
Vale lembrar que em 25 de julho também é celebrado o Dia Internacional do Agricultor Familiar.
Agricultura no Comércio Exterior
A agricultura no Brasil tem muito de sua importância ligada ao fornecimento de alimentos e recursos para as famílias brasileiras.
Contudo, a produção do agronegócio do país é tão grande que além de abastecer o território nacional, o setor é um dos grandes motores de crescimento e movimentação da economia brasileira por sua forte atuação no mercado internacional.
Segundo dados divulgados pelo IPEA, o agronegócio brasileiro fechou o primeiro semestre de 2022 com superávit de US $71,2 bilhões – crescimento de 32,3% frente ao mesmo período do ano anterior.
Importação
Com relação ao volume importado pelo setor agro brasileiro, no primeiro semestre de 2022 o país importou US $8,1 bilhões em produtos, dentre os principais produtos importados estão:
- Trigo;
- Milho;
- Soja;
- Arroz;
- Pescados;
- Produtos hortícolas, leguminosas, raízes e tubérculos.
Exportação
Falando da grande força do agro brasileiro que são as vendas internacionais, as exportações do setor somaram US $79,3 bilhões, enquanto as importações, US $8,1 bilhões – valores 29,4% e 8,6% acima dos observados em 2021.
Considerando os produtos de todos os setores – balança comercial total – o primeiro semestre também foi superavitário (US $34,3 bilhões), ligeiramente abaixo dos US $37 bilhões registrados no primeiro semestre de 2021.
Os principais produtos exportados pelo agronegócio brasileiro são:
- Complexo soja (agregado);
- Soja em grão;
- Farelo de soja;
- Óleo de soja;
- Carnes (agregado);
- Carne bovina;
- Carne de frango;
- Carne suína;
- Produtos florestais (agregado);
- Celulose;
- Madeira.
Como pudemos ver, muito além do alimento na mesa dos brasileiros, a agricultura do país é um motor de crescimento econômico, gerando riqueza, empregos e oportunidades para as nossas empresas.
Por isso, no mês de celebração deste setor, deixamos nossa homenagem a todos os envolvidos na produção de recursos e alimentos para o mundo.