Saiba como avaliar o custo-benefício de uma importação
Realizar a importação de matérias-primas ou mesmo de insumos é uma decisão que pode ser muito vantajosa. Basicamente, trata-se de uma opção que é capaz de resolver diversas questões, além de gerar oportunidades. Por isso, é uma decisão cujo custo-benefício deve ser considerado.
Essa análise, inclusive, ajuda a tomar uma decisão quanto à execução do projeto. Assim, há como garantir que a etapa do comércio externo vai atender às suas demandas de forma completa.
A seguir, confira como analisar o custo-benefício da importação e saiba quais são as suas principais vantagens associadas.
A variedade de produtos é fortalecida pela decisão
Quando a empresa importa matérias-primas ou produtos manufaturados, consegue ter um mix que é muito mais diversificado. Com a compra internacional de insumos, por exemplo, é possível fabricar produtos diferentes — e que, de outro modo, não poderiam ser obtidos. Mesmo quando a compra for de componentes já prontos, há variedade.
Isso é muito importante para atender a um público amplo. Afinal, quanto maior for o volume de soluções, mais fácil é alcançar diferentes públicos. Então, é possível intensificar e destacar a atuação no mercado.
A importação ajuda a aumentar a qualidade de oferta
Inclusive, isso também tem a ver com a qualidade das ofertas que são disponibilizadas. Até porque ser capaz de oferecer novidades, alternativas complementares ou mesmo um volume maior é essencial para conquistar a preferência do público.
No caso de importação de insumos, isso pode ter a ver com a tecnologia. Essa é uma forma de aproveitar inovações e o resultado de pesquisas que são realizadas externamente. Assim, poderá existir um valor agregado ampliado a partir desse tipo de compra.
A competitividade pode se tornar maior com essa iniciativa
Outra questão essencial é que, muitas vezes, a importação envolve produtos ou insumos que não estão disponíveis internamente. Também pode ser o caso de acessar opções mais em conta ou que são raras de achar, por exemplo. A partir disso, há como obter muita competitividade, o que ajuda a empresa a se destacar das demais.
Com as compras certas, portanto, é possível se diferenciar de outras empresas, em termos de inovação, variedade e qualidade. Dependendo das condições, o preço é atraente e, mesmo com impostos e outros encargos, é lucrativo. Por isso, vale a pena realizar a compra desse tipo!
O processo realizado por especialistas é seguro e eficiente
Além de tudo, o custo-benefício dessa etapa também está associado com as responsabilidades. Fazer tudo por conta própria pode gerar dificuldades, especialmente em relação à burocracia e à documentação.
Por outro lado, a importação pode ficar a cargo de quem tem uma atuação altamente especializada e experiente. Contratar um time que atua no assunto é uma ótima forma de evitar erros e de driblar as dificuldades que podem surgir. Com agenciamento de cargas, transporte e liberação, por exemplo, seus resultados serão mais satisfatórios.
O custo-benefício de uma importação é muito interessante quando o processo é feito corretamente. Além de ter um bom planejamento, vale a pena ter o apoio especializado nessa tarefa.
Para que tudo saia exatamente como o esperado, veja as melhores dicas de logística para importar e exportar com segurança!