Semana do Peixe incentiva consumo de pescado e frutos do mar no Brasil
Campanha, que prevê ações de grupos de varejo e restaurantes em todo o país, é apoiada pelo MDIC
Brasília (1º de setembro) – Rico em nutrientes, saboroso e saudável. Esses são alguns dos benefícios do consumo de peixes na alimentação e, devido à diversidade de espécies, também é um alimento acessível a todas as classes sociais. Mesmo com tantas vantagens, o consumo de pescado no Brasil ainda é inferior a 10 kg por habitante ao ano, mesmo patamar mundial da década de 1960, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU). Os dados de 2014, divulgação mais recente, indicam que a média mundial foi de 20kg per capita ao ano.
Para mudar essa realidade, iniciou-se, nesta sexta-feira em todo o Brasil, a 14ª Semana do Peixe. Entre os dias 1º e 15 de setembro, uma série de ações serão realizadas visando a valorização da praticidade no preparo do pescado e o destaque às qualidades nutricionais e incentivo à comercialização de peixes e frutos do mar no varejo e food service. Com o tema Saúde e Sabor, a semana também quer aumentar o conhecimento da população sobre os benefícios do pescado. A ideia é criar uma terceira época de grande consumo de pescado, após a Semana Santa e o Natal.
A iniciativa é coordenada e operacionalizada pela cadeia produtiva do pescado, com apoio da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), e diversas instituições. As atividades pretendem reunir todos os elos, sem privilegiar nenhum segmento ou ator específico, em torno do objetivo maior que é fomentar o consumo de peixes e frutos do mar no Brasil.
A campanha vai promover atividades em praticamente todo o país tanto de grupos de varejo, com promoções especiais, quanto dos restaurantes, com pratos especiais. A programação completa está disponível no site: www.semanadopeixe.com.br.
Sobre a Semana do Peixe
A Semana do Peixe foi criada há 14 anos pela então Secretaria Especial da Pesca e Aquicultura (SEAP) em todo o território nacional. Em 2016, o setor privado assumiu a ação, apoiado pelo Compesca, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e o Ministério da Agricultura. A iniciativa proporcionou aumento de 30% na venda de pescado no varejo no ano passado.
A Semana do Peixe desenvolve um conjunto de ações com foco na cadeia produtiva de peixes e frutos do mar para estimular o consumo de pescado no país. A campanha incentiva ações promocionais no varejo e food service, eventos com a cadeia produtiva, oficinas educacionais para crianças, divulgação de materiais promocionais ao consumidor final, material promocional e educativo (receitas, melhores formas de preparo, como selecionar seu peixe), promoções em insumos, serviços e equipamentos para a cadeia produtiva, campanhas promocionais na pesca esportiva, entre outras ações.
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr
https://soundcloud.com/mdic