Transporte aéreo de cargas: quando e como efetuar?
Atualmente, o modal aéreo é mais usado que há alguns anos. Antes, recorria-se a ele em casos urgentes de entregas. Hoje, a questão da urgência ainda é fator de peso, mas ele é usado também para fazer entrega de objetos pessoais.
A carga pode ser transportada em determinadas aeronaves ou nos porões das aeronaves dos passageiros, o que é feito no transporte nacional e internacional de mercadorias.
Quando a prioridade é rapidez e maior segurança, bem como alguns cuidados específicos, o modal aéreo é uma ótima opção. Vamos nos estender mais sobre transporte aéreo de cargas — confira mais detalhes!
Entregue mais rápido em locais distantes
Quando o destino é um lugar remoto, o transporte aéreo de cargas é o modal mais empregado para conferir mais rapidez nas entregas.
Em muitos casos, a entrega pode ser realizada no mesmo dia da compra ou da partida da aeronave, conforme a distância do local. Sem dúvida, uma das principais características do modal aéreo é a agilidade.
Agilize a entrega de carga perecível e carga viva
A rapidez do modal é recomendada também para fazer a entrega de mercadorias perecíveis ou cuja validade é curta, como: revistas e jornais de tiragem diária, remédios, alimentos, vacinas e assim por diante.
Também é um modal recomendado para transportar carga viva. Na verdade, o transporte rodoviário ainda é muito usado nesse sentido, principalmente no agronegócio, no deslocamento de gado bovino, equino, suíno, caprino, aves.
No caso de animais silvestres, protegidos pelo IBAMA, o modal aéreo tem sido muito usado de modo a garantir uma entrega rápida e o melhor conforto a essas espécies.
Rastreie o transporte aéreo de cargas
As empresas que contam com sistema de rastreamento de carga na web permitem que o cliente acompanhe o envio, desde a partida até o destino.
Informações em tempo real asseguram mais praticidade ao consumidor, pois ele pode verificar em que ponto da jornada sua encomenda se encontra, a qualquer momento do dia ou da noite.
Conte com a segurança do modal aéreo
O transporte aéreo de cargas certamente é um dos mais seguros. As probabilidades de roubos são bem menores se comparado a outros meios de transporte.
Assim, caso a carga seja muito valiosa, vale a pena investir nesse modal para reduzir os riscos de assaltos e prejuízos.
Em relação a acidentes, as aeronaves também são mais confiáveis que outros veículos apesar de que muitas pessoas não julguem assim. Mas basta considerar que, nas rodovias, por exemplo, o trânsito intenso e a infraestrutura deficiente contribuem para uma ocorrência maior de sinistros.
O manuseio da carga no transporte aéreo é mais seguro porque, em sua maior parte, ele é realizado de forma automática, e não humana. A armazenagem costuma ocorrer no aeroporto, conforme o modelo Just In Time, que evita estoques muito grandes.
Aplique a etiquetagem no modal aéreo
A etiquetagem, como o sistema de rastreamento, é uma medida que visa à otimização da segurança. Toda carga transportada por meio de aeronaves precisa de rigorosa identificação com remetente/destinatário/destino bem especificados.
Além disso, é necessário colocar outros avisos relacionados à natureza da carga, como: “frágil”, “transportar na horizontal”, “vidro”, “empilhar no máximo X volumes” e outros que sejam indispensáveis. Desse modo, evita-se a possibilidade de danos, desvios, violação de embalagens.
O transporte aéreo de cargas tem boas características, como: rapidez e mais segurança. É ideal para cargas que exigem entrega urgente ou de natureza perecível. Certamente, em muitas situações, o custo-benefício compensa. Os processos logísticos se desenvolvem com mais eficiência e o cliente fica mais satisfeito!
Busca soluções logísticas de boa qualidade? Aproveita para nos seguir no Facebook e Instagram e conheça melhor nossos serviços e produtos!