(11) 5067-3080 | comercial@wamclog.com.br

Como se encontra o setor de frete internacional atualmente?

O segmento de frete internacional é diretamente afetado por diversas condições do mercado, de forma geral. Na situação atual, em que há impactos causados pela pandemia global do novo Coronavírus, é natural que o panorama esteja diferente.

Somam-se a isso as mudanças que já vinham acontecendo no segmento, como as que foram causadas pelas alterações quanto às tendências e demandas do mercado. Para atuar corretamente no comércio exterior, é essencial considerar essas características.

Para entender tudo o que compreende esse setor atualmente, veja como está a área de frete internacional.

O retorno de alguns modais tem acontecido de maneira progressiva

Para tentar frear o contágio motivado pelo vírus, muitas atividades foram suspensas — inclusive, aquelas relacionadas a alguns transportes internacionais. As movimentações aéreas, por exemplo, foram total ou parcialmente interrompidas em alguns países, mesmo no caso de elementos comerciais.

No momento, o retorno tem se mostrado progressivo, seguindo as orientações das autoridades de saúde e os critérios de cada país. Isso permite que novas negociações sejam realizadas e também tem reduzido o tempo geral para a conclusão de entregas, por exemplo.

Os novos acordos entre países favorecem o frete internacional

Fora da abordagem que inclui a pandemia do novo Coronavírus, é possível observar o fechamento de outros acordos multilaterais entre países e blocos econômicos. Isso ocorre, principalmente, diante do acirramento da guerra comercial entre China e Estados Unidos.

Essas novas negociações criam pontes entre os mercados e oferecem aberturas para compra e venda. Quanto ao frete, propriamente dito, também há algumas vantagens, como menos burocracia e liberação mais ágil.

O uso de tecnologia tem se tornado cada vez maior

Diante do contexto disputado e competitivo do mercado global, o frete internacional tem assumido uma posição-chave para a logística do comércio exterior. Quanto maior é a sua eficiência, menores são os riscos e os custos e mais elevado é o nível de satisfação.

Para atender a essas demandas, existe um uso crescente em relação à tecnologia. A expectativa é poder ter mais visibilidade, por exemplo. Ela também é aplicada nos modais de transporte, como navios e aviões contêineres e dispositivos inteligentes.

Principalmente, o uso de novos recursos de rastreamento tem se destacado no segmento, com um potencial de crescimento para atender a demandas de segurança e agilidade.

A contratação de parceiros logísticos favorece os processos

Por um lado, o frete internacional tem se tornado mais prático em certas situações. No entanto, ele ainda é um processo repleto de etapas e demandas que exigem atenção especial.

Por isso, há uma procura cada vez maior por parceiros logísticos. As empresas contratadas podem ajudar em tarefas como desembaraço aduaneiro, agenciamento de carga, seleção do modal e acompanhamento geral. Como consequência, há um aumento de qualidade e de valor agregado. Ao mesmo tempo, a terceirizão permite que o negócio foque em sua atividade-fim.20

O setor de frete internacional se mostra cada vez mais eficiente, disruptivo e apoiado por parceiros estratégicos. Atualmente, o momento é de retomada gradual após o maior impacto da pandemia global, o que também traz novas oportunidades.

Por falar nesses impactos tão sensíveis no setor logístico, veja como o Coronavírus tem afetado o comércio exterior em 2020!