+55 (11) 5067-3080 | comercial@wamclog.com.br

Condomínio logístico: vale a pena investir?

logística é uma das partes mais importantes de um negócio. Ela se relaciona à atuação com clientes, fornecedores e parceiros, em geral. Se for realizada corretamente, garantirá o melhor desempenho à empresa. Entre as soluções disponíveis, está o condomínio logístico.

Usada corretamente, é uma alternativa que ajuda a conquistar diversos aspectos positivos. Mesmo assim, é preciso considerar se a escolha é interessante e se vale a pena.

A seguir, confira se vale a pena investir em condomínio logístico e entenda quais são suas principais qualidades.

Como o condomínio logístico funciona?

O condomínio é um local onde há vários imóveis, usados por pessoas diferentes. Um condomínio residencial tem prédios ou casas onde as pessoas moram, enquanto um condomínio comercial abriga escritórios de várias empresas. Por analogia, é possível entender o que é um condomínio logístico.

Basicamente, ele representa um lugar de armazenagem e de entrada e saída de mercadorias de várias empresas. Em vez de os galpões, centros de distribuição e estoques ficarem espalhados, eles são concentrados em um só ponto.

O funcionamento se baseia no compartilhamento de espaço, de serviços e de riscos. Ao mesmo tempo, cada negócio tem suas necessidades atendidas de maneira consistente.

Quais são os benefícios do condomínio logístico?

Recorrer a uma estrutura coletiva desse tipo tem as suas vantagens. Por isso, é uma alternativa que tem sido cada vez mais procurada, por empresa de diversos setores. A seguir, veja quais são os pontos de destaque!

Simplificação de operações

É comum que as operações logísticas fiquem mais simples graças à reunião das várias empresas e suas estruturas. Transportadoras e outros negócios do ramo conseguem se planejar melhor e concentram a atuação, o que aumenta a qualidade e diminui os custos.

Infraestrutura robusta

Como se trata de um condomínio logístico, é comum que haja uma estrutura muito mais completa. O estacionamento é maior, assim como o pátio de manobras. Em geral, há um espaço mais preparado para receber as operações, o que facilita o planejamento.

Localização privilegiada

Quando são construídos, os condomínios desse tipo são pensados estrategicamente, por isso, têm boas localizações. O acesso simplifica a distribuição e melhora os resultados, o que ajuda o negócio a cumprir seus objetivos.

Aumento da segurança

Não menos importante, essa é uma maneira de ter mais proteção e menos riscos. A infraestrutura de segurança é maior e pode incluir monitoramento, portaria e atuação especializada. Tudo isso já faz parte do preço, o que aumenta a tranquilidade.

Afinal, o investimento é mesmo uma boa ideia?

A verdade é que o condomínio logístico traz boas oportunidades para essa área da empresa. Se o negócio precisa expandir o estoque, essa pode ser uma opção interessante. O mesmo vale para criar um centro de distribuição ou fazer cross-docking, por exemplo.

O investimento só não vale a pena se o local não atender às necessidades de localização, tamanho e/ou preço. Por isso, é indispensável pesquisar e ponderar os impactos na atuação empresarial.

condomínio logístico é uma opção coletiva, conveniente e que eleva o patamar da empresa. Com o investimento adequado, dentro das demandas do negócio, é possível aproveitar vários aspectos positivos.

Para explorar outras oportunidades da maneira certa, veja qual é a importância da logística internacional para o mercado exterior!