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Dicas para evitar a sobreestadia de container (Demurrage)

Os atrasos no transporte são comuns e, como resultado, os clientes podem estar sujeitos a uma infinidade de cobranças adicionais. Um custo extra é o de sobreestadia.

Quando o importador ou exportador ultrapassa o período de livre estadia de contêiner preestabelecido em posse de um contêiner, é cobrada a sobreestadia ou demurrage, como é mais conhecida. A sobreestadia é um valor originário do atraso na entrega do recipiente (contêiner) para o embarque ou devolução.

Nesse post vamos nos mencionar como evitar esses custos extras.Confira nossas dicas!

Os principais motivos que geram a Demurrage.

Há uma variedade de motivos para a causa de demurrage. Entre eles, são comuns:

– O consignatário não receber os documentos a tempo para realização do desembaraço aduaneiro dentro do prazo de livre estadia.

– A documentação recebida pelo consignatário estar incorreta ou incompleta.

– O consignatário desconhecer a chegada da carga e não conseguir realizar o desembaraço aduaneiro no tempo determinado.

– O consignatário não ter finanças para liberação do contêiner no prazo estabelecido;

– Disputa entre shipper e consignatário, desacordo comercial.

– A carga não estar de acordo com o pedido do cliente.

– Bloqueio por parte da Aduana Brasileira.

Embora as razões supracitadas não sejam necessariamente culpa do shipper ou do consignatário, o ônus da demora e da liquidação da mesma recai sobre estes (shipper quando da exportação e consignatário quando da importação).

Os custos de demurrage são evitáveis, porém, se não controlados, podem ultrapassar o valor do bem consignado e causar o abandono da carga por parte dos usuários do transporte. Então se você é o consignatário ou shipper, aqui estão dicas para evitar demurrage:

  1. Se você é um importador ou exportador pela primeira vez, procure informações sobre o que fazer e o que não fazer.
  2. Identifique se há requisitos especiais para importação/exportação de sua carga que pode ser realizada por autoridades aduaneiras ou outras autoridades.
  3. Se houve identificação de que sua carga exige alguma permissão especial (como alimentos, produtos de origem animal, entre outros), solicite previamente ao transportador ou agente que providencie dias extras de período livre para atender esse atraso em potencial.
  4. Certifique-se de verificar o produto que vai ser comprado/vendido para que não tenha problemas e que corresponda as suas expectativas e de seu parceiro.
  5. Certifique-se de que a comunicação entre você e o shipper/consignatário seja de forma clara e regular sobre o status dos documentos de remessa e a remessa propriamente dita.
  6. Se seu embarque estiver sob uma Carta de Crédito, torna-se fundamental levar em consideração um tempo necessário a fim de garantir a comunicação com os bancos e a liberação de documentos.
  7. Nos casos em que o seu embarque não está sob uma Carta de Crédito ou se você não quer requerer o conhecimento de embarque (BL), considere solicitar ao shipper o “Express Release” com o intuito de evitar atrasos na espera do conhecimento de embarque (BL).
  8. Se o shipper insistir no conhecimento de embarque (BL), para garantir o seu pagamento, assegure-se e garanta a liberação com originais no destino, para evitar atrasos na espera do conhecimento de embarque (BL).
  9. Compartilhe as instruções de entrega da carga e embarque com todas as partes, incluindo a transportadora, fornecedores e provedores de terceiros com antecedência, para evitar atrasos no processo de carga e descarga.
  10. Contrate os serviços de um agente de carga para que este coordene, organize e indique as melhores soluções para o transporte de sua carga, buscando evitar e/ou minimizar, através de sua expertise na área, a incidência de custos adicionais ao frete.

Agora que você entendeu o que é demurrage de container, utilize nossas dicas e diminua os custos logísticos  do seu produto. Siga-nos no Facebook e acompanhe mais conteúdos exclusivos!!