+55 (11) 5067-3080 | comercial@wamclog.com.br

Entenda como funciona a balança comercial da MDIC

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços foi criado pela Lei nº 3.782, em 1960. Trata-se de um dos mais importantes ministérios da economia brasileira, já que acompanha a produção interna e aquisição de serviços realizados pelas empresas nacionais. Também faz o acompanhamento da balança comercial.

A análise da balança comercial é muito utilizado para a avaliação do desempenho da economia do Brasil. Caso tenha interesse em realizar operações de Importação e Exportação, vale a pena conhecer!

Para tirar as suas dúvidas, veja como funciona a balança comercial da MDIC e entenda a sua relevância.

Como funciona esse elemento?

Também chamada de balança comercial brasileira, trata-se de uma avaliação sobre as importações e exportações do país. A medição é feita dentro de um período específico e são analisadas as compras e vendas internacionais.

Assim, é possível identificar se o país tem exportado mais que importado, o que representa um valor positivo. Já um número negativo indica que ocorrem mais compras do que vendas.

Quais são os elementos da balança comercial da MDIC?

Para oferecer essa análise completa, ela conta com alguns fatores que auxiliam em seu entendimento. A seguir, veja quais são os principais pontos.

Período

Corresponde ao espaço temporal em que acontece a análise. Normalmente, há um aspecto de acordo com cada semana do mês presente, além de um reconhecimento dos meses. Assim, é possível ter uma verificação completa do desenvolvimento.

Dias úteis

Esse número aponta quantos dias foram contabilizados para considerar as movimentações. Dá para entender o de cada mês, bem como o ao longo do tempo.

Acumulado

Trata-se da consolidação de valores (em número de dias ou de total de transações) em determinado período. Permite uma comparação no último ano, nos últimos 12 meses e também o período desde o início do ano.

Variação

Corresponde à diferença de valores entre dois períodos semelhantes, como em relação aos 12 meses anteriores. Assim, é possível acompanhar o desempenho.

Valor de exportação/importação

Um dos elementos mais relevantes para a balança comercial do MDIC, indica quanto foi exportado ou importado, em milhões de dólares. O valor relaciona-se à soma de todos os processos de frete FOB ocorridos dentro do momento de avaliação.

Média para dia útil

Simplesmente é a divisão do valor em certo período, dividido pela quantidade de dias úteis. Aponta o desempenho diário com certa precisão, o que permite identificar distorções.

Saldo

Já isso corresponde à subtração das importações em relação às exportações. Se o valor for positivo, como dito, é sinal que o país mais vende que compra — e vice-versa.

Por que esse elemento é relevante?

De forma geral, a balança comercial da MDIC é essencial porque ajuda a medir o desempenho da economia. Se ela for positiva, significa que o país consegue fechar muitos negócios. Já se for negativa, o país tem gastado mais do que recebido, o que gera uma dívida interna.

Para quem exporta ou importa, é uma forma de entender a tendência do país. Momentos de alta exportação, por exemplo, indicam que é uma hora adequada para fazer vendas. Desse jeito, é possível realizar uma boa identificação do cenário.

balança comercial da MDIC é um dos elementos mais relevantes para a análise da economia brasileira. Ao conhecer seu funcionamento, é fácil planejar a sua atuação em relação ao mercado internacional.

Para ficar sempre por dentro das informações, acompanhe nossas postagens no Facebook.

escort mersin