(11) 5067-3080 | comercial@wamclog.com.br

Logística: saiba mais sobre armazenagem estratégica

Cuidar dos produtos e insumos em estoque é essencial para a logística de qualidade. Só que, em vez de agir de maneira isolada, convém adotar a armazenagem estratégica. Essa modalidade ganhou força nos últimos anos e, no geral, oferece ótima performance.

Sua aplicação, entretanto, depende de alguns elementos importantes e que servem de estrutura. Conhecê-los é o primeiro passo rumo ao sucesso — e define quais serão os resultados obtidos. Conheça, então, a armazenagem estratégica e veja como aproveitar o que ela tem a oferecer!

O que significa esse processo?

Podemos definir esse conceito como a armazenagem que é feita de maneira alinhada com um planejamento logístico completo. A armazenagem deixa de ser apenas uma etapa isolada e passa a ser realizada com total integração na gestão.

Desse modo, pode-se garantir uma atuação altamente relevante, com métodos, técnicas e tecnologias que auxiliam a otimizar os resultados.

Quais são os benefícios da armazenagem estratégica?

Por falar no aumento de desempenho, esse é somente um dos motivos para recorrer a essa abordagem. Quando executada corretamente, a armazenagem estratégica é capaz de oferecer impactos muito positivos em relação à operação do negócio. A seguir, veja quais são os pontos de destaque!

Dinamização de processos

Quando a atuação é integrada e conta com uma gestão unificada, os fluxos de processos são favorecidos. Sem burocracias ou barreiras, é possível dinamizar a atuação e atender à demanda rapidamente.

Redução dos custos operacionais

Com a armazenagem estratégica, também há como diminuir as despesas gerais. Os processos otimizados envolvem menos perdas e desperdícios e são mais eficientes em termos de custos. Com isso, a lucratividade de toda a operação logística é favorecida.

Maior visibilidade

A atuação integrada também é útil para consolidar máxima visibilidade. Como todos os processos funcionam em conjunto, é mais fácil entender os impactos que acontecem entre eles e quais são os resultados efetivos. Assim, há como encontrar gargalos e oportunidades de melhoria.

Aumento da satisfação

No geral, uma armazenagem estratégica é essencial para evitar desabastecimento, atrasos no envio ou mesmo erros nos pedidos. Tudo isso impacta diretamente a satisfação do cliente, que é favorecida.

Como colocar essa modalidade em prática?

A armazenagem estratégica depende, principalmente, de um bom planejamento inicial. Sem isso, não há como definir quais etapas devem ser integradas ou como isso deve acontecer.

Além do mais, é importante selecionar quais são as técnicas e as metodologias adequadas. Vale pensar, por exemplo, nos métodos de entrada e saída de estoque, bem como em estruturas de distribuição e transporte.

Na hora de colocar tudo em prática, é interessante selecionar ferramentas integradas e melhorar o fluxo de informações entre processos. Além de tudo, vale ter o apoio de um bom operador logístico, como no transporte. Com o suporte certo, a atuação estratégica se torna possível.

A armazenagem estratégica é um elemento cada vez mais relevante na logística de sucesso. Com o planejamento e a execução dessa etapa, é possível conquistar diferenciação, qualidade e até mais satisfação por parte dos clientes.

Em termos do espaço utilizado para a tarefa, aproveite para ver como usar a logística para otimizar o galpão!