(11) 5067-3080 | comercial@wamclog.com.br

No Senado Federal, secretário de Inovação e Novos Negócios avalia avanços do Pronatec MDIC

Audiência pública na Comissão de Educação reuniu representantes dos órgãos federais que participam do Programa

Brasília (26 de setembro) –  O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi tema de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal nesta segunda-feira (25). O encontro reuniu representantes dos órgãos federais que participam do desenvolvimento do Programa. O objetivo da Comissão é elaborar um relatório de avaliação de políticas públicas do Pronatec.

Representando o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o secretário de Inovações e Novos Negócios (SIN), Marcos Vinicius Souza, foi um dos convidados da Comissão e destacou o avanço das ações do Pronatec MDIC, principalmente, em relação à captação de demandas. “O MDIC passou a encontrar as empresas e sugerir a elas que passassem a verificar se as escolas participantes estavam alinhadas ao que as empresas precisavam. Além disso, as empresas passaram a indicar as escolas de qualificação dos profissionais, pois eles sabem o que é preciso para contratar”, explicou o secretário, reforçando que cerca de 80% das vagas vindas das empresas tiveram origem em indicações do sistema S, principalmente Senai e Sesc.

Avanços

Marcos Vinícius também lembrou que o MDIC está trabalhando para aprimorar as ações do Pronatec MDIC. “Estamos desenvolvendo uma plataforma em parceria com o MEC onde qualquer empresa do país poderá entrar e colocar a sua necessidade de mão de obra. Com esta ferramenta, teremos um acompanhamento da política pública ao longo do tempo para fazer correções de rota”, adiantou o secretário.

“O MDIC é totalmente favorável ao Pronatec. Os cursos profissionalizantes contribuem para a geração de emprego, e no atual cenário econômico brasileiro as empresas buscam por empregabilidade rápida. O Pronatec é uma das primeiras ações para qualificar pessoas e empregá-las rapidamente”, justificou o secretário.

Como resultado da audiência, os participantes sugeriram a realização de um curso de aptidão no início e no final dos cursos para se ter um melhor acompanhamento dos alunos e evitar a evasão. “Também precisamos fortalecer o conhecimento do aluno ao longo do curso, porque ainda é grande o número de jovens que desconhecem no que vão trabalhar após a formação. Em alguns cursos mais exigentes as pessoas entram e saem porque não conseguem acompanhar, então um correto nivelamento inicial já ajudaria a diminuir a evasão desses jovens”, concluiu.

O Pronatec é um programa do Governo Federal iniciado em 2011. O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços passou a integrar o programa Pronatec MDIC em 2013 com objetivo de envolver empresas em vários estágios, com grande expansão a partir de 2014. A partir de 2015 o programa foi reduzido e os órgãos envolvidos tem se focado em preservar iniciativas que fortaleçam a qualificação profissional.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr
https://soundcloud.com/mdic