+55 (11) 5067-3080 | comercial@wamclog.com.br

O que é agenciamento de carga e como funciona?

blank

logística é uma das etapas mais importantes para o sucesso do empreendimento. Garantir o modal de transporte adequado, levando em consideração todos os fatores que interferem diretamente a cadeia de suprimentos, impacta o atendimento ao cliente, os custos e até o desenvolvimento do negócio.

Paralelamente, a tarefa pode exigir uma atenção muito intensa da gestão. Para que nada seja deixado de lado, é conveniente contar com serviços que tornam a etapa menos complexa.

Uma das alternativas é o agenciamento de carga. Veja neste post do que se trata essa possibilidade e entenda como é o funcionamento.

Afinal, o que é e como funciona o agenciamento de carga?

Na hora de importar ou exportar mercadorias, a empresa possui uma diversidade de opções e provedores logísticos aptos a oferecer o transporte internacional e nacional; mas, nem sempre são analisados os perfis e necessidades dos clientes.

Diante de cenários logísticos cada vez mais complexos, onde há uma necessidade de se analisar profundamente cada processo para a definição da melhor maneira para transportar as mercadorias, surgiu o agenciamento de carga.

O trabalho consiste em definir o melhor caminho, provedor e serviço para cada importação e exportação, envolvendo negociações com parceiros na área de transporte internacional, movimentação de mercadorias, embalagens, armazenagem e quaisquer outros serviços necessários para que a mercadoria seja entregue em seu destino com rapidez, segurança e com custo justo.

De modo geral, o agenciamento corresponde ao plano de ações para garantir que os produtos e materiais cheguem aos endereços desejados. Por meio desse processo, a empresa deixa esta atividade tão importante nas mãos de quem entende e, direciona suas energias a sua atividade principal.

Como o agenciamento é realizado?

O agenciamento pode ser oferecido separadamente ou em conjunto com serviços relacionados à área de comércio exterior, como por exemplo o desembaraço aduaneiro. Em alguns casos, são oferecidos somente o frete internacional, mas em outros pode-se oferecer a coordenação de todo o processo logístico. Tudo depende do público que se quer atender. O objetivo principal é elaborar soluções aos clientes conforme sua necessidade.

No entanto, para que isso aconteça do jeito correto, o profissional desta área precisa ter em mãos todas as informações sobre os produtos, suas particularidades, empresas envolvidas no país de origem e destino, e serviços na qual o cliente necessita de suporte. A partir daí se inicia as analises do melhor modal, confirma-se custos para a operação e apresenta-se as instruções para inicio do embarque.

Quais são os benefícios da contratação?

Ter o apoio do serviço de agenciamento de carga é fundamental para que o negócio obtenha diversas vantagens. Uma das principais é a simplificação das etapas logísticas, já que a gestão de transporte passa a ser terceirizada. Isso diminui a complexidade de atuação interna e reduz os riscos de atrasos ou perdas.

Também é uma forma de obter uma redução de custos. Ao contratar o serviço é possível ter um time eficiente e capacitado de um jeito muito mais em conta. A robustez nos processos de entrega ainda ajuda a reduzir as despesas e a melhorar a lucratividade.

Em médio e longo prazo, trata-se de algo que apoia o crescimento da empresa. O aumento do volume de transporte não se torna um problema e há a possibilidade de escalabilidade. Com essa ajuda, é mais fácil atingir os objetivos de desenvolvimento da organização.

agenciamento de carga é um serviço importante para a logística do empreendimento e garante muitos benefícios. Para aproveitá-lo do jeito certo, é fundamental contratar uma empresa experiente, de qualidade e com reconhecimento no mercado.

Ficou com alguma dúvida quanto a esse processo? Conte nos comentários e deixe as suas impressões sobre o tema.