+55 (11) 5067-3080 | comercial@wamclog.com.br

O que é carga consolidada ou LCL?

Embarque LCL é uma das definições importantes de ser compreendida. LCL significa Less Container Load; traduzindo para o português quer dizer contêiner com carga menor. Esse é mais um modo de transporte de carga em contêiner muito utilizado nas operações de importação.

Mas afinal, o que é e como funciona esse tipo de embarque? Neste post explicaremos exatamente essas questões, além de fornecer outras informações relevantes em relação ao assunto. Ficou interessado? Então continue a leitura!

O que é Embarque LCL?

O container em carga menor, em geral, é escolhido pelas empresas quando o volume de sua mercadoria não ocupa todo o espaço do recipiente, podendo ser preenchido por produtos de outros clientes que terão o mesmo destino de sua remessa.

Isso significa que o LCL é uma forma compartilhada de embarque de mercadorias, que assegura economia no transporte de itens. Esse procedimento é organizado em lotes e, no momento em que chegam ao destino, são encaminhados de forma ordenada de acordo com cada destinatário.

Dessa forma, será preciso contratar os serviços de um agente de carga, que será responsável por receber as mercadorias de diversos fornecedores, consolidá-las e embarcá-las para o destino definido, isso independentemente se todas estas mercadorias completarem o container ou não.

É vantajoso utilizar esse tipo de embarque?

A principal vantagem de utilizar esse recurso é a oportunidade de poder dividir o frete com outros importadores.

Muitas vezes, o tipo de carga tem peso e preço bem altos, o que torna o despacho via transporte aéreo inviável, assim como o embarque em um container com menos carga torna-se inacessível.

Para quem faz compras pequenas, o embarque LCL é a melhor opção. Porém, você deve ficar atento em relação às rotas, que nem sempre são regulares. Essa é uma das suas principais desvantagens.

Outro ponto a ser considerado é que após a chegada da carga, a mesma é desovada, onde não é gerado custos de demurrage para o importador, caso a mesma não seja liberada no free time  do container.

É preciso, também, que o importador se informe em relação à rotina da embarcação LCL e o valor envolvido na operação. Dependendo da situação, vale mais a pena trazer o container vazio, somente com a sua carga, do que esperar pelo embarque consolidado.

Gostou de saber sobre o Embarque LCL? Para suporte sobre esse ou outros assuntos do comércio entre em contato conosco! A WAMCLog terá o maior prazer em atendê-lo e apresentar propostas de acordo com o seu perfil para, assim, eliminar as fronteiras do seu negócio!