+55 (11) 5067-3080 | comercial@wamclog.com.br

O que esperar do setor de logística nos próximos meses

blank

Assim como o mercado e os negócios, o setor de logística está em constante transformação. É isso que o torna cada vez mais relevante e capaz de auxiliar na resolução das diversas questões para uma empresa.

Diante da pandemia do novo Coronavírus no começo de 2020, os próximos meses prometem ser muito transformadores para a área. Novas tendências se consolidaram, bem como outros desafios e mais oportunidades. Por isso, faz sentido aguardar mudanças nessa área.

Para entender como toda essa transformação vai acontecer daqui por diante, veja o que esperar do setor de logística para os próximos meses!

O uso de tecnologia ganhará relevância reforçada

A utilização de tecnologia já estava presente nas operações logísticas, que têm se tornado mais eficientes. No entanto, é algo que ganhou projeção nos últimos tempos, especialmente diante da pandemia do novo Coronavírus.

A mudança nos hábitos de consumo do mercado aumentou o volume de compras online, por exemplo. Com isso, as empresas precisam de uma logística eficiente e produtiva, o que significa que a tecnologia é essencial.

Além de tudo, há cada vez mais evoluções, novidades e recursos nesse sentido. Essas alterações se consolidam até mesmo nas etapas burocráticas, como nas emissões e nos envios de documentos. Então, a cada mês é possível esperar um avanço na transformação digital.

A adaptação às novas exigências de saúde será imprescindível

O setor de logística também vai precisar se adaptar às novas demandas e aos cuidados específicos. Afinal, até no período pós-pandemia, muitas recomendações deverão ser mantidas — no que já é considerado o “novo normal”.

O cuidado com a saúde dos colaboradores nos centros de distribuição, por exemplo, ganha destaque. Além disso, é preciso pensar em medidas que favoreçam a entrega ou às retiradas sem contato.

Para completar, será necessário atender a novas demandas no comércio internacional. Muitos países já impõem medidas mais estritas de higiene para garantir a segurança de fronteiras, por exemplo. Com isso, contar com um operador logístico robusto e atualizado é uma parte crucial para conseguir operações adequadas.

A atuação do setor de logística vai se tornar ainda mais estratégica

Durante o período intenso da quarentena, principalmente, foi possível perceber a relevância do setor de logística. As compras online só foram viáveis por causa das operações de picking, envio e  . Mesmo a importação e a exportação de componentes médicos se apoiaram intensamente nessa questão.

A situação serviu para revelar o impacto da cadeia de abastecimento em todas as atividades. Na prática, muitas empresas passaram a enxergar o segmento com a relevância que ele realmente apresenta.

Por isso, será necessário ter cada vez mais planejamento e uma execução adequada das medidas. Assim, é possível atingir objetivos, alcançar a qualidade e obter competitividade.

O setor de logística é essencial para os resultados dos negócios em diversos aspectos e isso ganhará especial relevância. Portanto, é preciso estar preparado para incorporar mudanças e melhorias, em busca de mais resultados.

Se quiser acompanhar muitas outras novidades e dicas como essas, curta nossa página no Facebook e fique de olho em nosso LinkedIn!