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Saiba como a logística pode auxiliar o seu negócio

logística envolve muitos processos importantes. Quando bem efetuados, tanto os processos quanto as operações podem ajudar o administrador da empresa a reduzir custos. Além de aumentar os lucros, favorece a produtividade e melhora a qualidade dos produtos e serviços que a organização oferece.

Por outro lado, se mal administradas, as atividades logísticas podem gerar desperdícios. Sem contar os custos extras que atrapalham o desenvolvimento natural do negócio.

Usar a logística a favor de seu negócio pode auxiliar sua empresa a se desenvolver no mercado. Ela atrai mais clientes e é um importante diferencial competitivo. Veja como!

A logística está presente em todas as empresas

Os processos logísticos integram, praticamente, todos os negócios, abrangendo assim empresas que desenvolvem diferentes atividades e serviços.

A cadeia produtiva, o transporte e o armazenamento de itens para venda, a manutenção de estoques, a distribuição de mercadorias, o relacionamento com fornecedores de insumos são etapas incorporadas por empresas de qualquer porte.

As empresas exportadoras, por exemplo, estão entre as que mais necessitam de organização nos processos logísticos, já que envolvem operações mais complexas.

Todas as etapas logísticas são administradas

Sabendo administrar corretamente todas essas etapas, o gestor da empresa identificará os processos que mais dispendem gastos, quais são os mais lucrativos e quais precisam de melhorias. Essas mudanças podem, inclusive, envolver os clientes da empresa.

É a logística quem oferece suporte à cadeia de suprimentos (Supply Chain), tornando-a eficaz. Por esse motivo, a análise minuciosa dos processos logísticos tem o potencial de identificar as melhores maneiras de superar desafios e transpor obstáculos, de reduzir gastos, o que é mais fundamental ainda em empresas que estão enfrentando problemas financeiros.

Além de ser fundamental a manutenção do ciclo produtivo (manter a empresa em contínua atividade), é importante também que a empresa mantenha seu potencial competitivo, atendendo as demandas, vendendo muito, preservando um relacionamento salutar com os fornecedores.

Há a análise de processos e do planejamento integral

Cabe ao gestor analisar detidamente os processos de sua empresa, a fim de estruturá-los melhor, eliminando os desperdícios e as produções de baixa qualidade.

O planejamento logístico deve considerar toda a cadeia de produção, desde a localização dos fornecedores, estudando os estoques, os PDVs (pontos de vendas), os consumidores finais quando as mercadorias precisam ser entregues. Nesse último caso, é necessário que a empresa selecione o modal mais adequado (ainda que o rodoviário seja o mais usado, pode não ser o mais econômico em algumas situações).

Faz uso da tecnologia

Para ser eficaz, a administração logística depende de uma boa tecnologia, que envolve softwares de gestão, de planejamento e de gestão operacional. Existem, por exemplo, ERP (gestão corporativa), WMS (gestão de armazenagem) e TMS (gestão de transporte). Também existem versões de softwares que funcionam online, na nuvem, sem a necessidade de instalação.

Além de softwares, é importante investir em equipamentos e máquinas que podem otimizar o trabalho de armazenagem e transporte, como esteiras, robôs, voice picking e outros. Convém ainda investir em sistemas de rastreamento e monitoramento para o transporte.

O uso de dados será otimizado com certas ferramentas tecnológicas. O Big Data, o Business Intelligence e outros recursos tendem a favorecer a análise de dados.

Analisa outros fatores

O espaço onde o gestor armazena as mercadorias precisa ser bem mapeado, pois assim permitirá aos funcionários trafegarem melhor e agilizará as atividades de movimentação das mercadorias. Um sistema de armazenagem bem escolhido contribui para reduzir erros, dificuldades e cistos.

Também é preciso ter o foco no consumidor, já que o melhor atendimento ao cliente é uma das principais finalidades da gestão logística. Produtos/serviços de boa qualidade, pronto atendimento das demandas, pedidos corretamente expedidos, menos custos no ciclo de produção para oferecer preços finais mais baixos ao cliente, entrega feita dentro dos prazos são importantes para garantir a satisfação do cliente, facilitando sua fidelização.

E você, o que você acha da logística? Viu como ela é importante para o seu negócio? Comente abaixo a sua opinião sobre o assunto!