3 motivos para investir em terceirização de logística em 2021
Terceirizar é passar para outro uma tarefa que compete, originalmente, à própria empresa. A terceirização se popularizou entre muitas organizações e, certamente, existem motivos para isso. A Nova Lei da Terceirização abriu espaço para que mais atividades fossem terceirizadas, ou seja, as atividades-fim, aquelas para as quais a empresa foi criada.
Em 2021, há grandes chances de que a terceirização se torne ainda mais recorrente devido à crise gerada pela pandemia, que levou alguns gestores a fecharem as portas de seus estabelecimentos ou a cortarem radicalmente os gastos.
A terceirização de logística será uma solução estratégica para contornar as dificuldades até que seja possível readquirir estabilidade. E mesmo depois desse reequilíbrio, ela permanecerá como uma boa opção para muitos empreendedores.
Confira 3 motivos para que a prática da terceirização de logística se torne ainda mais frequente em 2021!
1. Reduza os custos com a terceirização de logística
Como falamos, a crise econômica gerada pela pandemia sufocou o orçamento de muitas empresas. A terceirização é um recurso que ajuda a diminuir gastos sem perder a produtividade.
Primeiramente, precisamos considerar que o setor logístico pode ser muito estratégico. Por outro lado, se mal gerenciado, pode consumir muitos recursos. Naturalmente, muitos gestores evitarão riscos de prejuízos maiores e confiarão a uma empresa terceirizada a responsabilidade de desenvolver operações e processos logísticos com mais eficiência e segurança.
Claro que serviços terceirizados não são gratuitos, mas ajudam a enxugar gastos com pessoal qualificado, compra e manutenção de veículos para transporte e distribuição, armazenagem e outras etapas que envolvem a cadeia produtiva.
2. Conte com mais segurança interna e externa
Outra realidade que já existia antes da crise desencadeada pela COVID-19 é a insegurança. Como consequência do desequilíbrio econômico, ela pode se tornar um agravante para o modal rodoviário.
Ainda não sabemos como ficarão as coisas no pós-pandemia, com a descoberta e distribuição de uma vacina. Mas vale lembrar que a própria vacina será alvo para os assaltantes de carga, ou seja, os perigos nas estradas vão aumentar — pelo menos, deveremos nos preparar para isso.
A terceirização de logística ameniza esse aspecto negativo. Os motoristas costumam ser bem treinados e qualificados e os veículos dispõem de sistemas avançados de rastreamento e monitoramento. Também é possível contratar seguros.
Em relação à segurança interna, os assaltos a galpões e armazéns também são uma realidade. Mas os serviços terceirizados também conferem mais segurança nesse sentido, com instalações melhor localizadas e com sistemas de proteção modernos, como as câmeras 24 horas e integração com uma central de controle.
3. Negocie contratos com mais flexibilidade
As empresas terceirizadas também foram afetadas pela crise e, para se manter competitivas, estarão dispostas a negociações mais flexíveis. Se é verdade que haverá alta demanda pelos serviços de logística, também é verdade que existem muitas empresas do ramo no mercado brasileiro.
Claro que algumas são mais especializadas que outras e podem oferecer serviços de melhor qualidade e/ou serviços extras. É importante considerar esses pontos na hora de contratar. Mas certamente elas estarão dispostas a negociar valores, pois assim conseguirão conquistar uma quantidade ainda maior de clientes.
As perspectivas para a terceirização de logística em 2021 são de alta demanda e maior flexibilização nos contratos. Ao recorrer a essa prática, as empresas conseguem se reestruturar gradualmente, sem a necessidade de reduzir radicalmente a produtividade, nem comprometer a qualidade dos serviços prestados.
Como você percebe, não faltam motivos para terceirizar os processos logísticos em 2021. Para que você fique totalmente convencido de que vale a pena recorrer a essa prática, confira 4 vantagens de investir em logística terceirizada!