Quais são os diferentes modelos de armazenagem?
No que se refere à logística, a armazenagem é basicamente a atividade de estocar de forma ordenada e distribuir os produtos. Existem diferentes modelos de armazenagem, e saber qual deles é mais adequado para a sua empresa, é muito importante.
Escolher o modelo de armazenagem ideal é uma tarefa fundamental para ter um setor logístico eficiente. Para isso é preciso levar em conta qual deles se encaixa à realidade da sua empresa.
Para saber escolher e avaliar qual o modelo de armazenagem mais adequado para a sua empresa, é necessário conhecer estes modelos. Por isso no texto de hoje vamos falar um pouco sobre os modelos de armazenagem mais comuns.
Qual a importância de definir um modelo de armazenagem?
Definir o modelo de armazenagem que será utilizado para a sua empresa é importante para a gestão efetiva de estoque, por isso é uma decisão que influencia diretamente nos custos logísticos da sua empresa e nos prazos de atendimento.
Uma definição errada de modelo de armazenagem pode impactar o tempo de entrega de produtos, o engajamento dos colaboradores e a qualidade do serviço.
Quais são os principais modelos de armazenagem?
Armazenar mercadorias não é uma etapa simples dos serviços logísticos, pois não é basta apenas alocar em um espaço seus produtos. É necessário também registrar entradas e saídas, catalogar e administrar esse fluxo de forma adequada.
Por ser uma tarefa tão criteriosa, existem diferentes modelos de armazenagem. Vamos definir melhor os principais modelos a seguir.
Armazenagem própria
É o tipo de armazenagem realizado pela própria empresa. Todas as etapas da gestão do espaço, da distribuição dos produtos e organização vão ser feitas pela própria equipe de colaboradores da empresa.
O galpão de armazenamento é de sua inteira responsabilidade, e os processos são definidos de forma autônoma por ela.
A armazenagem própria demanda operadores da empresa para a gestão e execução de todas as operações. Vão ser necessários treinamentos regulares para essa equipe, garantindo capacitação atualizada e gestão eficiente.
Contar com um armazenamento próprio vai garantir maior possibilidade de mudanças para a empresa, o que pode ser muito vantajoso para empresas que requerem agilidade e que possuem um fluxo intenso de entradas e saída.
Armazenagem terceirizada
A opção de terceirizar a armazenagem é um dos modelos de armazenagem mais adotados, isso por se tratar de uma opção altamente vantajosa para grandes empresas, e empresas em expansão.
Esse modelo de armazenagem dispensa cuidados constantes por parte da empresa. Todo o processo logístico no armazém é de responsabilidade da empresa terceirizada.
Além disso, a empresa terceirizada prestadora desse tipo de serviço é sempre especializada nesse tipo de operação, o que garante que você vai ter uma equipe altamente treinada cuidando da sua armazenagem, sem custo algum para isso.
No modelo terceirizado de armazenamento o gerenciamento é especializado, mas também personalizado para atender as demandas e especificidades da sua empresa.
É um excelente recurso para evitar danos, perdas e desperdício de produtos, já que todas as operações e etapas da estocagem são acompanhadas de perto.
Armazenagem contratada
Esse modelo combina os dois modelos de armazenagem já apresentados. Neste modelo de armazenagem a empresa contrata o armazém, utilizando o espaço físico contratado, porém, utiliza de funcionários próprios para gerir os processos logísticos.
O que deve ser considerado para escolher um modelo de armazenagem?
As demandas da sua empresa são únicas e distintas, logo é importante saber que cada empresa deve analisar de forma singular o que se adequa melhor ao que a sua empresa precisa.
Todos os diferentes modelos de armazenagem podem atender à todas elas, desde que sejam considerados alguns pontos específicos.
Exemplos desses fatores a serem considerados são o layout e organização do espaço, custos que serão necessários e o quanto a sua pode dispor para arcar com eles, a localização e a amplitude do espaço.
Buscar propostas de modelo de armazenagem contratada e terceirizada, e compará-las com o modelo de armazenagem própria, levando em conta os pontos que citamos, é o primeiro passo para definir qual o melhor modelo para a sua empresa.
Após definir qual o melhor modelo de armazenagem para você, aproveite para saber mais sobre a armazenagem estratégica e utilize esse planejamento logístico para ter uma cadeia de armazenamento efetiva na sua empresa!